• Parte do comércio reabre as portas depois de quase 70 dias com lojas fechadas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/06/2020 13:59

    Depois de quase 70 dias fechado por causa das medidas de restrições impostas para impedir a disseminação do novo coronavírus, parte do comércio reabriu as portas no início da tarde desta segunda-feira (1). A autorização do funcionamento faz parte do Plano Municipal de Retomadas das Atividades Econômicas elaborado pela Prefeitura e que dividiu os segmentos por cores. Nesta primeira etapa, chamada de onda branca, foram autorizados a funcionar estacionamentos, papelarias, lavanderias, lojas de conserto de equipamentos eletrônicos, óticas, restaurantes às margens da BR-040, concessionárias e agências de veículos, consultórios, lojas de tecido e armarinhos, loja de autopeças e chaveiros. 

    As medidas de restrições para evitar o aumento do número de casos de Covid-19 começaram no dia 13 de março.  O fechamento do comércio para tentar reduzir o fluxo de pessoas nas ruas teve início no dia 24 de março, quando a Prefeitura publicou novos decretos municipais impedindo o funcionamento.

     Leia também: Equipes da Prefeitura saem às ruas para orientar e fiscalizar a reabertura do comércio

    Momentos antes de abrirem as portas, consumidores fizeram filas nas portas dos estabelecimentos aguardando a autorização para entrarem. “Nós vamos ter que conviver com o vírus. Todos precisam se cuidar, usando máscaras, álcool e mantendo a distância. Tô fazendo isso desde o início”, disse a auxiliar administrativo, Neide Aparecidade, de 53 anos.

    O gerente da Ótica Obelisco, Jorge Banker, acredita que o movimento ainda será pequeno nesses primeiros dias de flexibilização. “Acredito que quando tudo for reaberto, na semana que vem, vamos começar a voltar com o movimento normal”, comentou o gerente. Ele disse que todos os cuidados estão sendo tomados para atender os clientes e que segue as normas decretadas pela Prefeitura. “Todos de máscaras, álcool gel para os clientes e mantendo o distanciamento”, acrescentou.

    Leia também: Presidente do Sicomércio vê cenário sombrio pós-Covid: 50% dos estabelecimentos podem encerrar as atividades em Petrópolis

    De acordo com o decreto municipal da Prefeitura publicado no Diário Oficial (D.O.) do 29 de maio, esses segmentos autorizados a reabrir devem seguir normas de segurança para a saúde das pessoas e de horários. O descumprimento acarretará multa e, no caso de reincidência, o alvará do estabelecimento poderá ser cassado. Fiscais do Procon irão fazer fiscalizações permanentes para garantir o cumprimento dos decretos.

    Os estabelecimentos já autorizados a funcionarem localizados na ruas Teresa, Aureliano Coutinho e adjacências poderão funcionar das 10h às 16h; e os que ficam no Centro Histórico poderão abrir das 13h às 19h. Bancos, supermercados e farmácias localizados em toda a cidade poderão funcionar 24 horas nos sete dias por semana.

    Últimas