Lista de espera por vaga em CEIs vai ser revista, diz prefeitura
A prefeitura anunciou que vai disponibilizar uma nova lista com os nomes das crianças que aguardam uma vaga nos Centros de Educação Infantil (CEIs). A publicação será disponibilizada, a partir do próximo dia 15, no site da prefeitura. O número de candidatos está sendo atualizado após a conclusão das matrículas. Segundo a prefeitura, em janeiro, 2.600 novos alunos foram matriculados nos Centros de Educação Infantil (CEI). No entanto, com os novos pedidos de vagas, a lista de espera já continha, no mês passado, 1.404 crianças.
O Departamento de Matrículas confirmou que a fila de espera por vagas em novembro de 2019 contava com mais de 3 mil crianças e informou que, nas duas últimas semanas, foram feitos mais 560 novos cadastros na fila de espera por vagas. “O quantitativo é variável porque novas inscrições são feitas a cada dia. Por isso, o poder público vem planejando as vagas de acordo com os locais onde há mais procura”, explica o prefeito Bernardo Rossi.
A prefeitura esclareceu que durante a segunda quinzena de novembro e nos meses de dezembro e janeiro, o sistema de inscrição para a fila de espera ficou fechado por causa das novas matrículas, ou seja, a lista de espera não foi atualizada. A próxima atualização da lista de espera ficará disponível ainda nesse mês no site da prefeitura.
Das 2.600 crianças matriculadas, cerca de 1.600 estão ocupando vagas novas, criadas a partir da adaptação e início do funcionamento de novos CEIs. A expectativa do governo municipal é inaugurar quatro novos centros ainda no início do ano. Além do CEI Dagmar Rolando, em Corrêas, que teve a inauguração adiada sem nova data definida, a prefeitura afirma que vai inaugurar novos espaços no Quissamã, Centro e Boa Vista, onde a expectativa é criar aproximadamente 700 novas vagas. Segundo a Prefeitura, a Secretaria de Educação também aumentou o número de vagas ofertadas em espaços já em funcionamento em bairros como Bingen, Centro e Jardim Salvador. “Novos espaços e adaptações garantem a criação de mais de 2 mil vagas na educação infantil na rede até o final deste ano”, explicou a Secretária de Educação, Marcia Palma.
O cronograma de ações e das vagas que estão sendo criadas foi apresentado a representantes da Vara da Infância e Juventude e do Ministério Público Estadual, em agosto de 2019. “O planejamento está sendo cumprido e continuaremos fazendo estudos e buscando alternativas para que sejam criadas ainda mais vagas nos CEIs do município. Mas, vale salientar que a cada dia, novas inscrições são feitas na espera por vaga e as crianças continuam nascendo. Tudo isso tem que ser levado em consideração na criação de novos espaços. A responsabilidade com o atendimento de qualidade é prioridade do governo”, destacou Marcia Palma.
Leia também: Ano letivo começa com mais de três mil crianças aguardando por vagas nos centros de educação infantil