• Ano letivo começa com mais de três mil crianças aguardando por vagas nos centros de educação infantil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/02/2020 12:20

    O ano letivo de 2020 começou na semana passada com 3.390 crianças aguardando por vagas nos centros de educação infantil do município. Na listagem disponível no site da Prefeitura, é possível ver que alguns estão esperando pela matrícula desde 2015. A demanda aumentou cerca de 22% em relação a abril de 2017, quando a lista contava com 2.786 crianças.

    A promessa da Prefeitura para este ano é criar duas mil vagas até dezembro, número que ainda não atende a demanda da rede. O governo municipal informou que entre fevereiro e março, quatro unidades serão inauguradas, o que vai gerar 700 novas matrículas. Em dois anos de governo – 2018 e 2019 – dois centros de educação infantil foram criados e ampliações ocorreram em outros dois Ceis.

    No ano passado, uma decisão da justiça obrigou a Prefeitura a abrir novas vagas para atender a demanda. Segundo o promotor da 1ª Promotoria de Justiça e Juventude da Comarca de Petrópolis, Vicente de Paula Mauro Júnior, a decisão vem sendo cumprida. No entanto, ele ressalta que é preciso um maior planejamento para evitar que a situação piore invés de melhorar. “Sabemos que com a situação econômica muitos pais recorrem às creches e a Prefeitura precisa se planejar para essa demanda crescente. É preciso fazer projeções para que a quantidade de vagas atenda a demanda”, comentou.

    Seis centros de educação infantil contam com a maior fila de espera em toda a rede. Nestas unidades, são 892 crianças esperando por vagas. Cinco desses Ceis estão concentrados nos distritos – entre Cascatinha e Pedro do Rio. O que tem a maior fila é o Cei Irineu Marinho, localizado em Corrêas, com 209 menores aguardando serem chamados. 

    A unidade Santo Antônio Agostinho, em Nogueira, está com uma fila de 194 crianças e o Cei Professora Graça Costa, em Pedro do Rio, tem 128 menores aguardando pela vaga. Dois centros de educação infantil na região de Cascatinha e Itamarati (André Vanzan e São José) tem uma demanda reprimida de 129 vagas. 

    “A região dos distritos, principalmente de Itaipava, sempre foi uma preocupação devido a pouca quantidade de unidades abertas. Os números estão altos e vamos continuar buscando informações junto a Prefeitura”, disse o promotor Vicente de Paula Mauro Júnior.

    Ao todo, são 70 centros de educação infantil na rede municipal, número que segundo a Prefeitura, vai aumentar com as inaugurações previstas para este ano. A Tribuna questionou o município sobre a quantidade de crianças que estão matriculadas nos Ceis, mas de acordo com a Prefeitura as matrículas ainda não estão fechadas e por isso não poderia informar o número exato. Em 2018, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), havia no município sete mil matrículas na pré-escola. 

     

    Últimas