• UPAs: vereador quer inclusão de fisioterapeutas em atendimento emergencial

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/11/2019 16:55

    O serviço prestado nas Unidades de Pronto Atendimento – UPAs 24hs no município, pode ganhar reforço. Por meio de uma indicação legislativa, o vereador professor Leandro Azevedo (PSD), tem solicitado a inclusão de profissionais da área de fisioterapia nas portas de entrada de casos de urgência e emergência do município.

    Leia também: Natal Imperial: prefeitura faz novos registros na delegacia contra vandalismo

    De acordo com o vereador a intenção é garantir a assistência fisioterapêutica imediata ao paciente com quadro agudo de dor ou afecção respiratória que podem ser solucionados por meio de terapias manuais. “O primeiro atendimento é fundamental, pois muitas vezes os pacientes são hospitalizados porque não tiveram toda a assistência necessária, principalmente em relação a doenças cardiorrespiratórias”, explica o vereador. 

    Leandro Azevedo tem conversado com fisioterapeutas, que explicaram como a presença dos profissionais pode contribuir como um avaliador preliminar dos sinais vitais, em coordenação com médicos e enfermeiros. “Podem atender pacientes acometidos por quadros agravados de natureza clínica, cirúrgica ou de trauma, estabilizando e buscando diagnóstico inicial”, completa. 

     A indicação legislativa já foi protocolada pelo vereador, que agora aguarda que o documento seja levado para avaliação e votação dos outros 14 parlamentares. “Tenho certeza que a indicação será aprovada pela Casa. Seguindo os tramites, ela será encaminhada ao Poder Executivo que deverá devolvê-la para a Câmara Municipal em forma de projeto de Lei. Entendo que será necessária a realização de concurso público, porém, estamos confiantes de que o Prefeito será sensível e entenderá a importância dessa medida”, conclui. 

     

    Últimas