• Natal Imperial: prefeitura faz novos registros na delegacia contra vandalismo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/11/2019 16:40

    Os atos de vandalismo contra a decoração natalina da cidade continuam trazendo prejuízos ao município. Ao longo do fim de semana, a Prefeitura e a empresa responsável pela manutenção do serviço registraram quatro novas ocorrências na 105ª Delegacia de Polícia, no Retiro. Além disso, hoje mais boletim será feito, desta vez na 106ª DP, em Itaipava, após cabos da iluminação serem furtados na altura de Bonsucesso. 

    A Polícia Civil informou que ainda não tem a identificação do autor ou autores e que o fato foi registrado como dano ao patrimônio público. Ainda de acordo com o município, a Polícia Militar também foi acionada e reforçou o policiamento no local em apoio à Prefeitura, assim como a Guarda Civil que reforçou o patrulhamento no Centro Histórico. O Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) tem sido utilizado para coibir a ação dos vândalos. As imagens do Ciop estão à disposição da Polícia Civil para auxiliar na investigação de crimes na cidade.

    Desde que o Natal Imperial foi inaugurado, na última quinta-feira, a empresa responsável pela instalação e manutenção da iluminação da cidade já substituiu 25% dos cabos de LED das árvores que sofreram com a ação de vândalos. Além disso, 480 metros de cabos e 100 metros de mangueiras de LED (que enfeitam as pontes) foram furtados. Bonecos que fazem parte da decoração da Praça da Liberdade também tiveram peças destruídas.

    Entre as ações mais cometidas pelos vândalos está o corte dos cordões de LED das árvores em diversos pontos da cidade, provocando falhas no sistema. Um conector também foi desligado na altura da ponte da Avenida Koeler, em frente ao prédio da Prefeitura, o que ocasionou o desligamento da iluminação naquela altura. A empresa responsável pela iluminação já registrou os casos na delegacia.

    Na Av. Koeler, foram furtados 400 metros de cabos, e na Praça da Liberdade alguns conectores também foram levados. Na Rua do Imperador, também houve corte na fiação com microlâmpadas de LED colocadas nas árvores, deixando apenas parte da iluminação funcionando normalmente. O mesmo aconteceu em frente ao Theatro D. Pedro. Em ambos os casos, o trabalho também foi todo reparado. Na Roberto Silveira, 23 árvores tiveram a iluminação vandalizada. Na Koeler, foram 30. Já na Rua Imperador, mais de 20 árvores sofreram com as ações criminosas. Ainda foram registradas ações criminosas nas árvores de Natal montadas no Quitandinha e no Bingen.

    Últimas