• Cerca de 350 lojas do Centro e do Bingen devem funcionar neste feriado. Em Itaipava, comércio abre normalmente

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/11/2019 16:23

    Cerca de 350 lojas do comércio geral do primeiro distrito, incluindo os polos de moda da Rua Teresa e do Bingen, estão autorizados a funcionar neste feriado do Dia de Finados. A expectativa de movimento é positiva entre os comerciantes que esperam um bom saldo de clientes e apostam em uma impulsão das vendas de fim de ano. As lojas que estão autorizadas a funcionar hoje precisaram encaminhar um termo de solicitação ao Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) e ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Petrópolis, onde foi homologado por ambos. Em Itaipava, o comércio funciona normalmente, já que este sistema de adesão aos feriados não se aplicamao comércio da região.

    O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Petrópolis, Ernani Magalhães, disse que feriados aos sábados costumam atrair uma boa adesão das lojas, já que mais pessoas podem frequentá-las. “Há pessoas que não trabalham no comércio, mas que costumam trabalhar sábado, e, nesses dias, elas podem receber uma folga. Muitas aproveitam para fazer compras, então acreditamos que terá bastante movimento. Cerca de 70% das lojas da Rua Teresa abrirão”, afirmou.

    Para muitos comerciantes, o funcionamento durante o feriado é uma oportunidade de melhorar as vendas. “Tem muita gente de fora que aproveita a folga para vir à cidade, então é sempre bom aderirmos para poder oferecer o melhor aos clientes”, disse a comerciante Maria José Muniz, de 56 anos. Já Guilherme Stumpf, gerente de uma loja de produtos alimentícios, disse que é necessário abrir no feriado para se esquivar da crise financeira. “Feriados são bons porque atraem muita gente de fora da cidade, e por isso o fluxo de pessoas costuma ser positivo. Com isso, esperamos que o movimento seja rentável. O movimento está baixo ultimamente e a crise está aí, então não podemos nos dar o luxo de não abrir”, conta.

    “As lojas abertas são um atrativo para o consumidor que vem de fora e uma oportunidade a mais para o público interno poder aproveitar as ofertas e consumir no comércio da cidade. Quanto mais estabelecimentos abertos para atender os clientes, mais visitantes atraímos para o município”, aponta o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), Marcelo Fiorini.

    Leia também: Mais de 20 mil pessoas devem visitar o Cemitério Municipal neste dia de Finados

    Últimas