• Licitação para linhas da Cascatinha pode ter que reiniciar do zero

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/abr 04:26

    Quem tinha dúvidas de que ia babar o início da licitação das linhas hoje operadas pela Cascatinha adiado de quarta para ontem e ontem suspensa pelo Tribunal de Contas do Estado? Mas, não foi pelos motivos alegados por uma das concorrentes a I9 Andradas, sediada em Minas. O TCE enxergou pontos inadequados conforme você confere em matéria de Cidade da Tribuna, como irregularidades na planilha de cálculo da tarifa. A prefeitura vai ter 15 dias para dar explicações. Porém, o TCE pode, após isso, determinar mudanças no edital. E a licitação pode ter que iniciar do zero. Noves fora, com novos prazos correndo, deve ficar pro final de junho.

    Não pode ser

    Mas, cá entre nós, entre os pontos elencados como irregulares está até mesmo o prazo entre a publicação do edital e a realização do certame. A prefeitura deu 18 dias de prazo e o correto, segundo o TCE, seriam, no mínimo, 35 dias. Tão básico, não? Será que é má vontade em licitar? Não pode ser. Em pleno ano eleitoral a prefeitura deveria ter pressa…

    Contagem

    E Petrópolis está há 352 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Ninguém merece

    Políticos, por favor, não gravem podcasts com o nome ‘Falando a Verdade’. Um total de 0 pessoas acredita.

    Pão e Poesia

    São 39 as padarias da cidade que aderiram ao projeto Pão e Poesia, que faz parte da Flipetrópolis, Feira Literária que acontece de 1° a 05 de maio no Palácio de Cristal. As padarias estão embalando os pães em sacos de papel personalizados com poesias. Os poemas impressos são de Ana Maria Machado e Conceição Evaristo, autoras homenageadas do Festival, e de Mário Quintana. São 30 mil embalagens distribuídas com o objetivo de divulgar o Festival e levar a literatura ao cotidiano dos petropolitanos. 

    Uma bela iniciativa da Flipetrópolis com sacos de pão usados em 39 padarias com referência a obras de autores nacionais.

    Mistureba

    O Republicanos de Petrópolis é um caso a ser enviado à Nasa para estudos. O seu pré-candidato a prefeito, Leandro Azevedo, é ex- PcdoB, ex-PSD e ex-Solidariedade. O presidente local da legenda, Matheus Quintal, foi domingo à Copacabana incensar o mito, Bolsonaro, junto com Leandro. E o presidente nacional do Republicamos, Waguinho, é Lula de carteirinha.

    Desagravo

    O ex- vereador José Jorge, que empunha a bandeira de defesa da pessoa com deficiência, faleceu na quinta-feira passada. E a gente não ouviu um único pronunciamento da Câmara de Vereadores a respeito, uma nota de pesar que fosse, como é de praxe. Deveria haver pelo menos um desagravo à sua memória. Ainda dá tempo para a missa de sétimo dia de falecimento que será celebrada amanhã, às 19h, na Igreja de Santo Antônio, no Alto da Serra.

    Concer quer renovação

    E a Concer partiu pra briga, publicamente, para prorrogar seu contrato de administração da BR-040. A empresa colocou no ar informe publicitário afirmando que “reúne todas as condições de reiniciar a construção da nova pista da serra em até 45 dias, após a formalização de novo contrato, e conclui-la em tempo consideravelmente menor do que as estimativas mais otimistas apresentadas até então”.

    Dívida de R$ 2 bilhões

    Essas estimativas são relacionadas a uma nova licitação e o prazo entre a realização da concorrência e a execução da finalização da obra por uma outra empresa vencedora. A Concer alega que como o governo federal não honrou com aportes prometidos para a intervenção a União acumulou com a empresa dívida de R$ 2 bilhões. A prorrogação do contrato sanaria esse débito e garantiria a nova pista.

    Inegociável

    Essa manifestação da Concer coincidiu (foi coincidência, né?) com a audiência ontem na Câmara dos Deputados convocada pelo deputado Hugo Leal que agora apoia o prefeito Bomtempo. É a primeira vez, ainda que esteja no quarto mandato, que ele cobra a obra… Bomtempo disse que “Petrópolis não aguenta mais. É uma questão inegociável para a cidade”.  E a reunião resolveu que… nada. Vai depender do Tribunal de Contas da União e do ministro dos Transportes resolverem se prorrogam com a Concer ou se abrem nova licitação.

    Colunista aqui da rádio Tribuna FM, o especialista em tecnologia e negócios, Ladmir Carvalho palestrou sobre o mercado global de varejo e as mudanças que estão por vir para comerciantes em evento da CDL Petrópolis.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas