A viação Cascatinha conseguiu uma vitória parcial no recurso impetrado junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e as linhas operadas pela empresa não serão transferidas. Em sessão nesta terça-feira (05), os desembargadores da Primeira Câmara de Direito Público decidiram, por unanimidade, prorrogar a operação da empresa e debater o tema em nova audiência, no dia 19 de março.
A informação é do Sindicato dos Rodoviários, que acompanhou a sessão. De acordo com a nota, uma reunião está agendada nesta quarta-feira (06) para discutir a situação dos profissionais que atuam na empresa.
Leia também: Prefeitura não aponta solução para rodoviários em pedido de transferência de linhas
Enquanto isso, a operação da empresa vem sendo alvo de críticas. No dia 26, um coletivo ficou pendurado em uma ribanceira no Quarteirão Brasileiro. A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes também informou à Justiça que a operadora não tem contratado motoristas em número satisfatório, o que prejudica o atendimento de algumas localidades.
Prefeitura não informa sobre licitação
Desde dezembro de 2023, a Prefeitura de Petrópolis não informa à imprensa sobre os andamentos da licitação que pretende contratar uma nova empresa para operar as linhas da Cascatinha. O certame é uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
No último dia 21, o TCE rejeitou um pedido de reconsideração da Cascatinha e ratificou a obrigação do município realizar um novo processo licitatório.
Leia também: Licitação das linhas da Cascatinha segue sem prazo
A reportagem tenta contato com a Prefeitura e a Cascatinha.