O petropolitano Henrique Avancini, bicampeão mundial de mountain bike e um dos maiores nomes do ciclismo brasileiro, lançou a série “Expedições com Henrique Avancini”, onde vai desbravar o Brasil, apresentando a pluralidade da cultura das duas rodas, personagens icônicos de regiões inóspitas, paisagens pouco conhecidas e desafios extremos. No ano passado, o ciclista anunciou sua aposentaria das competições.
Leia Também: Petropolitano Henrique Avancini anuncia aposentadoria e não estará nos Jogos Olímpicos de 2024
O primeiro episódio da série mostra o ciclista explorando a Serra da Estrela e Torres do Morin, em Petrópolis, que possui a terceira subida mais difícil do país, com quase 17 quilômetros de extensão. Na ocasião, Wolf Soares ajudou Avancini na missão, uma vez que detinha o recorde de velocidade na ladeira e, para que juntos, criassem um desafio e batessem esse tempo.
Avancini explica que o segmento começa na Raiz da Serra, subindo a Serra da Estrela, fazendo uma conexão pela Rua Otto, chegando até as Torres do Morin, considerada uma subida curta e difícil.
“Eu quis fazer algo que eu pudesse ter uma espécie de desempenho Freestyle, e ter uma performance mais livre, menos quadrada, dentro de um desafio que eu escolhesse, que eu buscasse. Essa primeira expedição a gente quis começar localmente, eu quis começar encarando um desafio que nunca fez parte da minha preparação, que é considerada a terceira subida mais difícil do país”, disse Avancini.
O projeto terá cerca de 12 desafios em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, entre outros. Alguns episódios terão a participação de outros ciclistas pouco conhecidos, mas que possuem grandes feitos. Já em outros, Avancini vai desafiar a si mesmo em contextos mais extremos.