Como as empresas vão retornar com 100% da frota se venderam 35 ônibus?
Você confere aqui nas páginas de Cidade da Tribuna de Petrópolis que as empresas de ônibus recorreram da decisão da 4ª Vara Cível que obriga o retorno de 100% da frota dos coletivos em Petrópolis. As empresas alegaram, oficialmente, que não puderam cumprir no prazo, que foi sábado, porque ainda estão contratando rodoviários. Mas não é isso, não. No ano passado as empresas venderam 35 ônibus. E para botar 100% da frota precisam comprar veículos…
Venda dos coletivos
É uma história beeeeeemmm enrolada. No ano passado, pressionada pelas empresas que alegam déficit por perda de passageiros que vem se acumulando nos últimos anos, a CPTrans autorizou que as empresas retirassem esses 35 ônibus de operação, mas jura de pés juntos pela mãe mortinha que não autorizou a venda dos coletivos. Mesmo porque no patrimônio da empresa é ela quem manda. Porém, se a gente batalhava pela volta da frota porque autorizaram a retirada de ônibus de linhas? Aí, depois tentou fazer voltar os 100% da frota, o que não ocorreu até hoje.
‘Verdinhos’
Será que algum dos vereadores se interessaria em fiscalizar – que é sua função – o contrato com a empresa que fornece aqueles ‘verdinhos’ para controlar o trânsito? Qual a formação deles? Qual treinamento? Porque, na boa, tem flanelinha com mais habilidade.
Case
A restauração da Catedral – concluída após apenas um ano e meio de obras e que inaugura amanhã – poderia virar um manual para nortear as demais intervenções em monumentos tombados em Petrópolis. A ideia é que o povo seguisse o passo a passo desde a captação de recursos até a execução propriamente, incluindo o projeto, passando pela aprovação nos órgãos de preservação e o canteiro de obras. Evitaria o sufoco que estamos passando com o Palácio de Cristal.
O retorno
E a cidade, na alta temporada de inverno, começa a ficar (graças a Deus) coalhada de turistas que vêm gastar aqui e beneficiar nossa economia. E os flanelinhas já sacaram essa movimentação e atuam fortemente em áreas como a Koeler e Tiradentes aos domingos.
Canarinhos
Termina hoje o prazo de inscrição para o curso gratuito de aprendizes dos corais dos Canarinhos, os mais famosos do país. As vagas são para meninas e meninos de 9 e 10 anos que estejam no 4º ano do ensino fundamental e que tenham interesse pela música. As inscrições podem ser feitas no site da instituição.
Eita!
Concursados da CPTrans pediram para a gente fazer a observação: se todos os comissionados aparecerem juntos na sede, tipo uma flash mob, não vai caber…
Como assim?
Peraí, deixa ver se entendi direito: o Ministério Público do Estado apurou que há R$ 180 milhões disponíveis para prevenção a desastres nos fundos estaduais – e uma das áreas seria o desassoreamento dos rios – mas o Instituto Estadual do Meio Ambiente, Inea, desconhecia essa verba?
Da Baixada
A Baixada Fluminense é tão importante na economia e desenvolvimento do Estado (sem contar na força do eleitorado) que saiu da região o vice na chapa do governador Claudio Castro à reeleição. O ex-prefeito de Caxias, Washington Reis, foi o ungido. A outra face seria o ex-ministro Pazuello de vice e com Crivella ao Senado, sepultando qualquer chance de angariar votos que não sejam da direita.
Xiiiii
A Secretaria de Saúde instaurou uma tomada de contas para pagamentos feitos ao Hospital Clínico de Corrêas relacionados aos leitos de UTI Covid. De acordo com a portaria, haveria irregularidades nos processo de abril e maio de 2021, gestão do ex-interino Hingo Hammes.
Isenção de IPTU
A Secretaria de Fazenda instituiu um grupo de trabalho – remunerado, inclusive – para analisar a isenção de IPTU e Taxa de Coleta de Lixo aos imóveis atingidos pelas chuvas de fevereiro e aqueles locados aos beneficiários do aluguel social.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br