• Dia da Bíblia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/12/2017 12:25

    Entre as Igrejas denominadas Evangélicas e Protestantes, o dia da Bíblia é comemorado no segundo domingo de dezembro. Este ano, Igrejas ligadas à Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e do Exterior (Omebe) vão promover uma programação especial no dia 15 de dezembro na praça em frente à Câmara de Vereadores, com a presença do ônibus da Sociedade Bíblica do Brasil e com uma celebração especial a partir da 18h. 

    Para nós, Evangélicos de Confissão Luterana, a Bíblia é de fundamental importância, pois um dos pilares da Reforma e da teologia de Lutero é a máxima Sola Scriptura (somente a Sagrada Escritura). Isto significa que somente a Bíblia nos traz a revelação de Deus e é base e orientação para a nossa vida de fé. “Não cesses de falar deste livro… antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo a tudo quanto nele está escrito. (Josué1.8) “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos.”  (Salmo 119.105) “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.” (2 Timóteo 3.16)

    Com esta afirmação, Martin Lutero entrou em choque com a Igreja de sua época. Esta ensinava que a revelação de Deus também é encontrada na tradição da Igreja, nas decisões de concílios e nas encíclicas dos Papas e afirmava  que a tradição dos concílios e das encíclicas papais também servem como base para a fé. 

    Lutero também entrou eu conflito com os chamados entusiastas. Estes diziam que Deus pode se revelar de forma direta para cada pessoa através do Espírito Santo. Para Lutero, o Espírito Santo não fala diretamente às pessoas sem o intermédio das Escrituras. Se o Espírito Santo falasse diretamente às pessoas, isso também teria como consequência a negação do Solus Christus (porque teria havido necessidade de Cristo nos ensinar a vontade de Deus? Bastaria ele ter morrido na cruz e pronto. Não precisaria nos ter ensinado a vontade de Deus!) e da Sola Criptura (porque Deus deixou a Sagrada Escritura? – bastaria receber mensagens do Espírito santo!.) O problema disso é que essa experiência acaba por não ter mais freio, parâmetros. 

    Um membro da nossa Igreja certa vez falou que conversara com um cristão de outra denominação religiosa. Este disse que ia para a igreja buscar uma revelação de Deus. Ao que o membro de nossa Igreja respondeu: mas já está tudo revelado na Bíblia – basta ler. 

    Conforme Lutero: “O verdadeiro tesouro da Igreja é o santíssimo Evangelho da glória e da graça de Deus”. “A Bíblia é como uma erva; quanto mais é manuseada, mais perfume exala.” “Eu quero para mim somente a palavra de Deus e não pergunto por sinais milagrosos, nem por visões, nem quero crer em anjos, se me quisessem ensinar algo diferente que a palavra de Deus. Não há sido escrito um livro tão claro igual a Bíblia; ela é, em comparação aos outros livros, igual ao sol…  não há luz mais clara que o sol, isto é, a palavra de Deus.”

    No Dia da Bíblia, nosso incentivo para que todos leiam a Bíblia. Mesmo textos que você já tenha lido ou conheça, pois, segundo o reformador Martin Lutero: “As escrituras sagradas se comparam a um imenso pomar, no qual há sempre frutos a colher.”

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703


    Últimas