Voluntários vão às ruas do Brejal e coletam mais de três toneladas de lixo
No último sábado (21) aconteceu o Dia Mundial da Limpeza. Voluntários de vários lugares do mundo se uniram para fazer a limpeza de espaços públicos de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. Na cidade, um grupo de mais de trinta voluntários do Brejal foi às ruas da comunidade para limpar e conscientizar sobre a destinação adequada de resíduos. Foram cerca de três toneladas de lixo recolhidos.
Leia também: Crimes contra o meio ambiente e tráfico de drogas lideram chamadas ao Disque Denúncia
Com o apoio da Associação da Micro bacia do Brejal (AMB) das empresas Jeep Tour, Padaria Posse, Restaurante Estação 1001, Mello Materiais de Construção e Amigança Promoções e Produções os voluntários se distribuíram pela Estrada do Brejal e arredores.
Fernando Cassinelli, secretário da AMB e produtor rural na região, participou da ação e contou que os voluntários encontraram desde guimbas de cigarro até esquis aquáticos. “Muitas e muitas garrafas de pet, sacos e sacos de lixo jogados diretamente no mato ou em leitos de rios. As pessoas jogam lixo na porta das próprias casas. Frascos de shampoo, latas de óleo e bombas de plástico onde misturam agrotóxicos” foram alguns dos itens encontrados pelos voluntários.
Além disso, uma enorme quantidade de lixo estava em locais de difícil acesso. “Muito entulho de obras e inservíveis (mesa, sofá, pneu), materiais que a Comdep não recolhe. Muito lixo em propriedades particulares que não permitiu nossa atuação. Muito lixo já enterrado e o péssimo estado de conservação das lixeiras”, detalha o relatório feito pelas equipes.
Fernando conta que um grande problema na região tem sido o lixo que tem resíduos de comida, os cães entram nas coletoras da Prefeitura (que são abertas) e esparramam o lixo fora da lixeira. “As coletoras estão todas enferrujadas e perfuradas. Ai sai lixo pela frente, lateral e traseira”, detalha. A maior quantidade dos resíduos foi encontrada junto às lixeiras distribuídas na comunidade.
A AMB, junto com outros grupos do Brejal pensa em fazer um trabalho de conscientização nas escolas e nas associações de produtores sobre o descarte correto de lixo. “A AMB apresentou um projeto de novas lixeiras para a embaixada da França para tentar captar recursos de novas lixeiras criadas por nós com proteção, etc. E aí queremos adotar lixeiras, por lojas da região. Aqui o circuito de Turismo está forte e aumentando”, disse.
A ação contou com o apoio da Comdep, Jeep Tour e Mello Materiais de Construção com caminhões para o transporte, além dos veículos dos voluntários.