• Vip e Você

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/05/2020 00:01

     



    Dóris Abrantes e Monique Abrantes


    Mãe e filha sócias há 19 anos dão dicas para quem deseja empreender. 

    Inspiração de mãe para filha aliado ao crescimento da relação de amor. Não importa a ordem como possam acontecer as coisas, mas, Dóris e Monique, mãe e filha, buscaram inspiração e força mútuas para somar em seus projetos. Em tempos de quarentena onde muitos estão juntos de seus familiares repensando a vida, que tal conhecer a vip história desta dupla e se inspirar em oportunidades, que podem estar diante dos seus olhos.

    Imagine ter a sorte de poder empreender junto a alguém que amamos? Nossa mãe, por exemplo! 

    Esse é o caso de Monique, que cresceu vendo a mãe, Dóris, uma mulher de fibra e guerreira, investir dinheiro e energia nos negócios. Sua admiração pela dedicação da mãe se transformou em vontade de seguir seu exemplo. E pensou, porque não trabalharmos juntas. 

    Quem acha que misturar trabalho com relação familiar pode dar errado, esta dupla discorda. Segundo Dóris, a intimidade e parceria cultivadas ao longo dos anos só acrescentam na qualidade do trabalho. A empresa, ainda conta com o reforço de outro membro da família e também sócio, o segundo filho de Dóris, Arthur, no setor financeiro.  

    “Acredito que o amor de mãe é o mesmo amor que temos pelos negócios. No começo até tivemos um choque de gerações e, às vezes, discordamos em alguns pontos. Mas, na verdade, isso é muito saudável, pois assim conseguimos equilibrar experiência com inovação, respeitando os pontos fortes de cada personalidade. Acho que por isso que dá tudo tão certo.” diz orgulhosa a matriarca. 

    E para quem está pensando em se aventurar no empreendedorismo abrindo algum negócio com sua mãe, ou com algum outro componente da família, segue algumas dicas das veteranas: 

    1 – Saiba ouvir: dica de ouro em qualquer relação. É preciso sempre ouvir as pessoas, para então saber entende-las;

    2 – Entre no universo do outro: às vezes, no relacionamento não só entre mãe/pai e filhos, como na sociedade em si, tendemos a querer ter nossas razões e somos inflexíveis. É preciso compreender o outro lado e então, ponderar qual seja a situação. Nem sempre temos razão; 

    3 – Aprenda a partilhar: minha mãe, é dessas bem mãezona, cuida de todos nós com carinho. Mas, tanto ela como eu, aprendeu que não podemos ter o controle de tudo, e com isso crescemos;

    4 – Divida as tarefas: muitos filhos, quando na criação são bastante mimados, acabam deixando tudo na mão dos pais e não querendo assumir responsabilidades. Se desejar optar por um trabalho em família, aprenda a assumir a sua parte;

     5 – Separem os papeis: é muito importante, quando se tem um negócio familiar, ainda mais neste momento em que muitos estão trabalhando em casa, saber conciliar o tempo e o relacionamento. Quando se está trabalhando, está trabalhando, mas, é fundamental ter a relação de amor, e manter os momentos em família, sem falar de trabalho, para manter uma vida saudável.  “Tem pessoas que são extremistas e acabam só pensando em trabalho, outras se ofendem quando são repreendidas ou quando não compartilham do mesmo pensamento. Ai pode dar confusão”, brinca Monique.

    Elas finalizam contando que é importante manter o diálogo e criar acordos entre os envolvidos, nisso todos concordam uníssonos.

    “Temos uma rotina de almoçar junto todo domingo e nosso acordo é não falar de trabalho. Só mesmo curtir o dia de descanso em família.” E claro que, Dia das Mães, não será diferente na família Abrantes.

    Em tempos tão difíceis, talvez o isolamento e a distância seja a maior prova de amor que um filho possa dar hoje a sua mãe. Demonstre afeto da maneira que for possível, através de mensagens, telefonemas, etc. Aos que estiverem juntos, beijos e abraços. E, tenha certeza que, todo dia é Dia das Mães!

    Últimas