• Viajar para a Europa: qual é a melhor estação?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/04/2019 14:20

    Viajar pela a Europa tem muitos encantos e, sem dúvida, escolher a época da viagem é parte fundamental do planejamento. A estação escolhida fará toda a diferença nas paisagens vistas, nas experiências vividas e, até mesmo, nas dificuldades encontradas. A melhor época vai depender muito do objetivo da sua viagem. Veja a seguir como costuma ser cada estação e escolha o que mais combina com o que você espera viver no velho continente.


    Viajar no Verão

    Os meses de junho, julho, agosto e meados de setembro são os mais quentes, as férias dos europeus e a alta temporada na Europa. Os dias são longos e anoitece por volta das 21h em alguns lugares, ou até mais tarde (o dia “rende” muito, o que é ótimo para “turistar”). Quase não chove e faz calor, mas não um calor abafado e sufocante como o do Rio de Janeiro no verão – quem costuma ir à capital entenderá.

    Agosto costuma ser o ponto alto do verão, quando quase todos estão de férias (como janeiro no Brasil). Por isso, há muitas filas em pontos turísticos e os restaurantes podem requerer reservas.

    O preços na alta temporada também ficam bem mais altos. Uma saída é optar para o início de junho, ou início de setembro. Ou comprar as passagens e reservas de hotel com bastante antecedência para conseguir preços mais baixos.


    Viajar no Outono

    Uma das estações mais gostosas para viajar pela Europa, o outono salpica as cidades com copas de árvores alaranjadas. Folhas amarelas, marrons e todos os tons da paleta enchem parques e ruas, tornando cada cenário mais encantador que o outro – pelo menos para nós, dos trópicos, que não temos as estações do ano tão diferenciadas. Mas o fenômeno dura pouco e em questão de semanas todas as folhas já terão caído e o colorido, ido embora.

    Do final de setembro a meados de dezembro, as temperaturas vão gradativamente caindo. Durante o dia, no sol, pode fazer calor, mas os dias nublados e as noites são muito frias. Nos países do hemisfério sul você ainda encontra o tempo mais quente e talvez consiga pegar uma praia até em outubro. Já nos países do hemisfério norte, o frio é predominante e você precisará de casacos mais potentes.

    Outra coisa que cai também são os preços. Passagens aéreas e hospedagem já ficam mais em conta e há promoções com mais frequência. E não há filas para visitar pontos turísticos.


    Viajar no Inverno

    Do final de dezembro a meados de março você terá dias nublados e curtos, com o amanhecer em torno das 9h e o final do dia por volta das 16h. Os dias são acinzentados, chuvosos e, dependendo do país, com neve.

    A época é considerada baixa temporada, quando você encontrará os preços mais baixos do ano para passagens e hospedagem – com exceção das semanas de natal e ano novo, que também são consideradas alta temporada (nesse período os preços disparam).

    É a época certa para quem faz questão de ver neve – mesmo assim é preciso checar, pois alguns países nevam, alguns não e alguns, depende do ano (para se ter numa noção, no nosso mochilão pela Europa não pegamos neve um dia sequer). No entanto, é preciso dizer, para passear pelas ruas e “turistar” você precisará estar muito bem agasalhado e fazer paradas estratégicas em lugares com aquecimento para se esquentar.

    Em contrapartida, o ponto alto do inverno são os Mercados de Natal. Feiras natalinas, decoração típica e luzes de natal enchem as ruas de quase todas as cidades, de um jeito mágico. Você sente que está entrando em um filme de Quebra-Nozes. Experimente os queijos temperados e o vinho quente.


    Viajar na Primavera

    É quando o calor começa a voltar e você poderá perceber uma atmosfera de ânimo e felicidade entre as pessoas. Nunca estivemos lá nessa época, mas dizem que é contagiante. Depois dos longos meses de inverno e frio, aos poucos o sol começa a brilhar de novo, flores desabrocham e os terraços voltam a ser utilizados nos cafés e restaurantes. Todo mundo “desentoca”. 

    A época é considerada média temporada e os preços ainda não estão tão caros. Em abril e maio quase ninguém tira férias. Só fique atento à semana da Páscoa, pois nesses dias os preços tendem a subir.

    No geral, a primavera tem dias bonitos, ensolarados, de temperaturas amenas. Não é nem tão calor quanto no verão, nem tão frio quanto no inverno. As árvores voltam a ficar verdes e os jardins ficam belíssimos em um espetáculo de cores.

    _____________________

    Veja mais dicas e roteiros de viagem no blog www.vivereviajar.com

    Se você tem alguma dúvida, crítica ou sugestão, escreva para mim: rebeca@vivereviajar.com










    Últimas