• Vereador sugere que Município inclua profissionais de Educação Física nos PSFs

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/07/2019 17:25

    O Programa Saúde da Família pode ganhar um importante reforço em Petrópolis: indicação do vereador Hingo Hammes aprovada na Câmara Municipal sugere a inclusão, no trabalho desenvolvido nas unidades de saúde, atividades oferecidas por profissionais de Educação Física. A proposta é que atuem em escolas municipais, que servirão como polos para os moradores de comunidades onde existem os PSFs.

    O vereador explica que a oferta de atividades físicas orientadas aos pacientes pode ajudar na melhoria da saúde e da qualidade de vida da população. "Estudos mostram que a prática de exercícios de forma regular pode, sim, inverter a lógica do sistema de Saúde. Hoje o Poder Público acaba aportando muito mais recursos para tratar doenças do que para preveni-las. Não tenho dúvidas de que, a médio e longo prazo, podemos mudar essa realidade", diz.

    Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que cada R$ 1 investido em prevenção, com prática de atividades físicas, gera, em curto prazo, economia aproximada de R$ 2,40 no sistema. "São pessoas que deixam de precisar de atendimento por conta de complicações geralmente relacionadas a hipertensão, obesidade e doenças crônicas, por exemplo”, explica.

    Ao oferecer na própria rede de atenção básica profissionais para orientar a prática de exercícios físicos, o município complementa o sistema. “Nas unidades de saúde, a orientação em relação à importância da atividade física já existe. Tendo o professor de Educação Física na equipe, o município dará um passo maior, não apenas pedindo que o paciente pratique exercícios, mas também oferecendo essas atividades. Tudo isso com supervisão de um profissional capacitado, capaz de entender a individualidade de cada paciente e orientá-lo de forma correta, minimizando os riscos de lesões e garantindo melhores resultados de acordo com cada objetivo”, frisa o vereador.

    Após a aprovação na Câmara, a indicação será encaminhada ao Poder Executivo, para análise.

    Últimas