• Veras, Verus, Verum!

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/07/2017 12:00

    Vera é um belo e forte nome. Em síntese, significa verdadeira, sincera, franca e tem fé. Origina-se do latim: “Verus”, “Vera” “Verum”. É o substantivo feminino plural. Coisas de verdade, reais e verdadeiras. Compulsando nos arquivos sobre essas doces criaturas há informações da possibilidade de ter vindo do eslavo “Wjera” porque também significa  fé e fidelidade e eu já havia constatado em russo. Ao dedicar o poema à amiga e irmã na benquerença Vera Maria Guimarães, intelectual de reconhecidos méritos, à fl. 124, “O Orvalho e a Rosa- 1994” Assim a descrevi: “Em latim, Vera é verdade, em Russo, Vera é fé. Para mim, Vera é anjo – um iluminado arcanjo. Um buquê de violetas ou rosas belas viçosas? Sei também, é coragem, amor e tenacidade. É símbolo de justiça, amo nossa irmandade!” 

    Para a igreja Ortodoxa russa Vera é filha de Sofia, isto é da sabedoria. Por isso saúdo com carinho Vera do Carmo. Prestou relevantes serviços à APL quando de minha passagem pela presidência daquele Sodalício em 1994, tendo sido realizado o magnífico jantar em seu restaurante Bretagne de Itaipava às autoridades ministeriais e convidadas prestigiaram com sua presença um dos eventos realizados nessa gestão depois da memorável sessão solene e coquetel oferecidos nos Salões do Museu Imperial de Petrópolis. Vera Abad, ilustre escritura confreira da Academia Brasileira de Poesia, Casa de Raul de Leoni e do Instituto Histórico de Petrópolis, Vera Taulois uma vida dedicada às Obras Sociais e Assistenciais, Vera Twardowski, advogada e grande amiga esposa do querido médico Romualdo Twardowski, mãe do conceituado médico Glauco, casado com Rachel, pais da linda Isabela. Vera Cecília é presidente da AFIPE  cuja dedicação tem merecido os aplausos gerais. Vera Neves, amiga de infância, dos tempos de criança gravados no coração, Vera Lúcia Couto (Miss Guanabara) a eterna miss Mundo, fez tremer o Maracanãzinho no final dos anos 60 e também Vera Ficher quando se sagrou Miss Brasil tive a alegria de abraçá-la (1969). 

    Gosto de Vera Loyola. Além de elegante é atuante e não esconde sua felicidade. Realiza, participa é uma bela criatura. Participei a seu lado do Júri do Concurso Miss Estado do Rio no Palácio Quitandinha nos anos 90 e também na Academia Militar das Agulhas Negras em Rezende-RJ, juntos recebemos homenagens do Jornalista Mário Sérgio, escreve em importantes jornais da região de Barra Mansa e Volta Redonda sendo um deles o Diário do Vale de propriedade de meu primo jornalista João Batista Pançardes. A Senhora Vera Lúcia de Assis Moreira Teixeira de Abreu, merece também meus encômios no momento onde exalto as virtudes das Veras a nos rodearem notadamente porque o tradicional Instituto de Beleza “Salão Ipanema” fundado por seu marido Djair Teixeira de Abreu está  a comemorar 45 anos de bons serviços á Imperial Cidade de Petrópolis.  Prossegue a trajetória em mãos de seu filho Ricardo e laboriosa equipe. Guardo na memória a simpatia de Vera Finkennauer que descansa o sono da paz. Tenho simpatia pela grande atriz Vera Holtz. E a amada Vera Lúcia Almeida, para nós a Vera do Heitor cujo carinho fraterno é eterno em momentos especiais  junto de minhas irmãs Cleusa e Eremita e na posse aos Quadros Efetivos da APL nos anos 80, Cadeira 22, Patronímica de Raul de Leoni. Como veem meu coração é encrustado de joias de real valor onde reluzem o carinho, a consideração e muito amor. Um abraço às Veras de minha constelação!

    Últimas