• Verão aumenta em 80% acidentes com animais peçonhentos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/12/2016 10:25

    A chegada do calor com o verão traz um inconveniente para quem mora próximo a regiões com mata: o aparecimento de cobras, escorpiões, aranhas e insetos. Neste período aumenta em cerca de 80% o número de acidentes com animais peçonhentos, segundo dados do Instituto Butantan. É preciso estar atento e sempre que for surpreendido por animais silvestres acionar o Corpo de Bombeiros através do 193.

    Recentemente, uma cobra apareceu no parquinho do Santa Isabel, no Caxambu. Ontem de manhã, a revisora Mônica Wanchutz Britto foi surpreendida por uma cobra no quintal de casa, a 2m da porta da cozinha. “Foi o maior susto. A gente fica com medo, porque podia ter entrado dentro de casa. Minhas duas filhas estavam dormindo na hora”, disse. Eles tentaram afastar a cobra com uma vassoura. Como o réptil não saía cogitaram matar o bicho, mas Mônica diz que ficou com pena. Por fim, conseguiram pegá-la com um rodo e jogá-la no mato.

    Cenas como essa são muito comuns em cidades muito arborizadas e próximas à Mata Atlântica, como Petrópolis. De novembro a março, os meses mais quentes do ano, o número de acidentes com animais peçonhentos – cobras venenosas, escorpiões e aranhas – aumenta em cerca de 80%, segundo dados do Instituto Butantan, órgão de pesquisa vinculado à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. 

    O Corpo de Bombeiros alerta: ao encontrar qualquer animal silvestre não se deve provocá-lo, mas deixá-lo quieto e acionar os bombeiros através do número 193. “Geralmente levamos o bicho apreendido para uma reserva biológica. Se estiver ferido encaminhamos para cuidados veterinários”, disse o tenente Álvaro do 15º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM). Os animais mais apreendidos em Petrópolis são cobras, ouriços e bichos-preguiça. Um detalhe importante é ficar de olho no animal enquanto aguarda a chegada dos bombeiros para não correr o risco de perdê-lo de vista quando a equipe chegar. 


    Últimas