• Verão atrai banhistas às cachoeiras de Petrópolis: conheça oito delas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/12/2019 09:40

    Dia de sol e muito calor são a cominação perfeita para conhecer novas cachoeiras (conheça oito delas e o que esperar de cada uma), e aproveitar para se refrescar e passar um tempo mais próximo da natureza. Esse cenário fica ainda melhor quando se trata de Petrópolis, tendo em vista a quantidade de recantos naturais que a cidade possui. E, nesta época do ano, em que muita gente tira uns dias de folga, é comum perceber o aumento do movimento nestes locais.

    Mas nem como nem tudo são flores até mesmo nestas regiões é preciso tomar certos cuidados. Isso porque alguns fenômenos naturais, e também a imprudência das pessoas podem provocar graves acidentes. O alerta é ainda maior este ano após o anúncio dos meteorologistas de que este verão será especialmente chuvoso.

    Segundo o comandante do 15ª Grupamento de Bombeiro Militar, Gil Kempers, as pessoas que optam pelos passeios nas cachoeiras devem se atentar para alguns detalhes. “É sempre recomendado tomar cuidado ao andar entre as pedras, porque mesmo que elas aparentem estar secas podem ter acúmulo de lodo, e portanto ficam escorregadias. Isso vale ainda mais para quem está de chinelos ou sandálias, pois são calçados que não dão firmeza”, afirmou. 

    Além disso, é sempre muito importante verificar a profundidade da cachoeira, e claro, evitar brincadeiras como saltos, mergulhos e empurrões. “Existe ainda o risco dos fenômenos naturais, que podem causar afogamentos. Um deles é a cabeça d’água, muito comum em regiões de Serra como Petrópolis. O fenômeno ocorre quando uma chuva forte localizada aumenta o nível de água, podendo provocar uma enchente. Além disso, ainda existe o risco da formação de redemoinhos nestas áreas”, alertou o comandante. 

    Outra dica é que as pessoas sempre pesquisem sobre a cachoeira que pretendem ir, e chequem também a previsão do tempo, para evitar temporais. Fazer escaladas também não é recomendado, assim como explorar cavernas. Isso porque essas passagens entre as rochas podem ser traiçoeiras, principalmente em caso de queda. A chance de algum membro do corpo ficar preso é grande, e o resgate nestas áreas são sempre mais complicados de serem realizados.

    Em caso de acidentes a recomendação é que as pessoas liguem para o telefone 193.

     

     

    Últimas