• Vera Cruz comemora 91 anos em franco crescimento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/09/2019 08:00

    O Esporte Clube Vera Cruz apagou as velinhas neste sábado (7). O simpático clube do Moinho Preto comemorou seus 91 anos do jeito que os seus fundadores faziam: futebol, churrasco e bolo. A tradição do azul e branco remonta também a história da localidade que está no bairro Mosela, onde famílias inteiras se reuniam com o propósito de ver esporte e conversar sobre diversos assuntos.

    No dia em que o país acompanha os festejos do Dia da Independência, o Vera Cruz também dá seu grito de liberdade. Clube que já quase perdeu a sua sede, hoje vive dias de liberdade com uma estrutura de futebol amador, que o coloca entre os principais do município. Cravado em uma área de 30 mil metros, o azul e branco moselense tem  seu estádio – que leva o nome de 7 de Setembro – seu atrativo principal.

     

    É verdade que o Vera Cruz começou a sofrer uma modificação radical em 2003, ano em que o atual presidente, Jorge Vieira, assumiu o comando do clube ao lado de José Arruda, o vice com quem desde então implementou uma série de reformas que transformou o antes pacato e isolado clube para se tornar um dos mais respeitados de Petrópolis. Dentro e fora de campo. O papel do dirigente foi crucial para que a mudança, de fato, veio para ficar e beneficiar atletas, esportistas e a própria história do futebol amador local.

    Jorge conta que, após ser eleito no ano anterior, o Vera Cruz precisava de uma injeção de ânimo para recuperar a sede, que estava em uma situação crítica. Era mato para todo lado, campo reduzido, banheiros caindo aos pedaços e a sede da sede detonada. Fora isso, várias partes necessitando de obras emergenciais. Foram tempos difíceis, que foram superados com a união de esportistas moradores nos arredores. Entre eles o atual técnico do Serrano, Alex Arruda, cuja família colabora com o clube.

    “Olha, isso aqui deu muito trabalho. Mas graças a Deus tive pessoas que agarram aqui comigo e trabalhou duro pela recuperação do patrimônio. Recebemos críticas e até insinuações sobre nossas intenções. O resultado veio com o tempo e está aí. É claro que temos muito o que fazer, mas quando me perguntam “qual o projeto de futuro”do Vera Cruz? Eu respondo na hora: está aí”, desabafou Jorge Vieira.

    Entre as melhorias realizadas estão a criação de novos vestiários, recuperação completa do gramado do estádio, a criação de um departamento social onde acontecem reuniões e festas, um novo bar e banheiros, além de um campo de futebol soçaite. De esquecido, o Vera Cruz recebe pessoas para jogar bola durante a semana, sendo que é nos finais de semana que muita gente vai para lá jogar bola, assistir jogos de futebol pelos campeonatos da LPD e, como não podia deixar de ser, beber aquela cerveja gelada.

    Neste sábado, o Serrano – adversário do Vera Cruz na rodada de jogos pelos campeonatos municipais de futebol sub-11 e sub-13 – prestou homenagens ao rival pelos 91 anos. Com a bola rolando, o leão da Serra venceu o Vera Cruz por 1 a 0 pela competição sub-13, enquanto que os donos da casa ganharam, no sub-11, por 3 a 0.  

     

    Últimas