• Venda em Petrópolis caiu mais do que a média do país.

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/04/2016 17:00

    O comércio brasileiro teve o pior movimento do período de Páscoa desde 2007. As vendas de chocolate caíram 9,6% em comparação com o ano passado, segundo pesquisa do indicador de atividades do comércio do Serasa Experian. Os dados foram colhidos de 21 a 27 de março. Considerando apenas o fim de semana de Páscoa, a queda no movimento foi ainda maior: 9,9% em comparação com 2015. 

    Além do preço dos ovos de Páscoa, que apresentaram uma elevação muito grande neste ano segundo economistas do Serasa, a queda nas vendas se deve principalmente à recessão econômica, aumento do desemprego e a queda do poder de compra dos consumidores devido à inflação.

    Em Petrópolis a situação foi semelhante. Algumas lojas registraram uma queda até superior à média nacional. Na Cacau Show, da Galeria Gelli, na Rua Dezesseis de Março, vendeu 15% a menos do que na semana de Páscoa do ano passado. Segundo a gerente da loja, o baixo movimento é apenas um reflexo do cenário econômico nacional. “Tivemos sim uma queda nas vendas, mas nada que seja diferente do nosso país nesse momento. É um retrato do que estamos vivendo. Aqui na loja tivemos uma venda menor que no ano passado, mas já estava dentro do esperado, não é tão alarmante assim. Não foi bom, mas também não foi o pior”, disse.

    Numa loja de biscoitos e doces da cidade, uma vendedora que preferiu não se identificar disse que o movimento caiu muito e que a loja até chegou a ficar lotada no período da Semana Santa, mas o resultado não foi o mesmo no caixa. "Tivemos muito movimento de gente, mas pouco dinheiro. Está bem complicado. Ainda estamos fechando o balanço de março, mas tivemos uma queda de, pelo menos, 20% no movimento. O dobro dessa média nacional”, completou a vendedora.

    Apesar do baixo movimento de Páscoa, as lojas registraram um aumento nas vendas de chocolate depois do feriadão. “Aqui na loja nós estamos com promoções e o movimento, mesmo devagar, não parou na Páscoa. Pelo contrário, muita gente que deixou para depois da hora ainda conseguiu comprar por um preço bom. Estamos com promoções”, disse a gerente da Cacau Show.


    Últimas