• Veja a lista com todos os candidatos a vereador

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/08/2016 11:00

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou uma nota esclarecendo que o sistema de candidaturas passa por manutenção, motivo pelo qual não tem sido atualizado com frequência e, por isso, quem fizer a pesquisa não encontra todos os candidatos a vereador. Com o objetivo de facilitar o acesso às informações, neste início de campanha a Tribuna publica hoje uma lista com o nome de todos os candidatos inscritos pelos partidos na Justiça Eleitoral com as respectivas coligações. 

    Dos 35 partidos registrados em Petrópolis, conforme dados do site do TSE, 27 lançaram candidatos a vereador, sendo que cinco não estão participando da eleição municipal: PCO, PMN, NOVO, PSTU, PCB e PPL. Já o PMB e o PTC participam apoiando apenas o candidato a prefeito do PMDB. Com esta eleição, o limite de gastos para cada candidato a vereador é de R$ 234.065,03 e o limite de contratação é de 258 pessoas. 

    Dos partidos recém-criados, o REDE foi o último a ter o deferimento do TSE e, nesta eleição, além de lançar cinco candidatos a vereador, integra a chapa do PSB para prefeito, indicando o vice, neste caso o vereador Thiago Damaceno. Com a saída do vereador da disputa, os 236 candidatos já têm a certeza que, pelo menos, uma cadeira será ocupada por um novo nome, restando 14. 

    Um dado interessante, olhando a lista de candidatos, é que 14 são vereadores com mandato na atual legislatura que termina no dia 31 de dezembro e 14 são ex-vereadores, como Vanderley Taboada, Marcio Arruda, Marcelo Motorista, Renato Thomé e Luiz Eduardo (Dudu).

    Quem tiver o cuidado de olhar os nomes vai perceber que alguns dados chamam atenção, como o fato de alguns partidos não terem lançado 23 candidatos, o que fez com que, no momento, o número total de inscritos no sistema eleitoral seja de 236 candidatos divididos entre oito coligações e quatro partidos que saíram sozinhos. O PPS, que decidiu pela candidatura própria a prefeito, saiu com uma chapa formada por 11 candidatos. A sua decisão, de não apoiar a candidatura a prefeito do PMDB e sair sozinho, fez com que o partido Democratas (DEM) também saísse sozinho. No entanto, dos quatro partidos, é o único com a chapa completa, 23 candidatos. 

    O PT lançou apenas 15 candidatos e o PSOL saiu com três nomes, ambos possuem candidaturas próprias a prefeito e buscam conquistar uma das 15 cadeiras na Câmara Municipal. Com o uso de uma lupa política e curiosidade eleitoral, é possível perceber que alguns partidos possuem apenas um candidato a vereador. Esse é o caso do PEN, que, conforme dados de julho do TSE, tem 15 filiados em Petrópolis e lançou como candidato o ex-vereador Luiz Eduardo (Dudu). 

    Outro partido na mesma situação é o PTdoB, que lançou uma única candidata, Raquel Mello, na coligação “Solidariedade Republicana” e possui em Petrópolis 70 filiados. Chama atenção também o PDT, partido que, segundo dados do TSE, é o que tem o maior número de filiados na cidade (5.046) e lançou apenas sete candidatos na coligação “Petrópolis Para Frente” com o PSC e o PP. 




    Últimas