• Vacinas contra Hepatite A e tetraviral em falta no município

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/02/2016 12:00

    Vacinas contra Hepatite A, DTP e tetraviral ainda estão em falta no município. Segundo a Secretaria de Saúde, no dia 18 de janeiro foram entregues 200 doses da vacina antirrábica, que também estava em falta. Elas foram ministradas em pacientes que estavam em uma lista de espera. No mesmo dia, também foram repassadas 500 doses de vacina contra Difteria e Tétano. De acordo com o órgão, os estoques das duas já estão no fim e este mês ainda não houve distribuição das vacinas. 

    O repasse é feito pelo Ministério da Saúde, que faz a distribuição para os estados e este encaminha para os municípios. A secretaria de Saúde já informou que vem cobrando o órgão federal, a regularidade da distribuição das vacinas. O Conselho Tutelar, Juizado de Menores e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDMCA) também já foram notificados sobre a grave situação, que vem acontecendo desde o início de 2015. 

    Questionado, o Ministério da Saúde, informou que enviou 65 mil doses da vacina dupla adulto (dT), que protege contra a difteria e o tétano. Com relação à Hepatite A infantil, explicou que, entre janeiro e setembro d 2015, enviou ao estado mais de 2,2 milhões de doses. Outras 3 milhões da vacina e 20 milhões da dT aguardam liberação e análise para que possam ser distribuídas ao estado.

    O Ministério afirmou ainda que oferece todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no calendário nacional, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em toda a rede pública, cerca de 400 milhões de doses de imunobiológicos por ano para combater mais de 20 doenças em diversas faixas etárias. 

    Com relação a deficiência do repasse, destacou que o problema se dá devido a indisponibilidade de algumas vacinas nos mercados nacional e internacional. O Ministério afirma que tem buscado soluções para garantir a proteção da população até que a produção esteja totalmente normalizada. Ressaltou ainda que os atrasos são pontuais e o Brasil tem mantido, apesar disso, altos índices de cobertura vacinal (90%).

    Em 2015, os estados receberam mais de 1,4 milhão de doses da vacina Antirrábica Humana (VARH). Para 2016, até o momento 370 mil doses da VARH já foram liberadas. Destas, 155 mil foram enviadas aos estados em janeiro, sendo 10,5 mil para o estado do Rio. 

    Sobre o processo de validação das cargas de vacinas, o Ministério da Saúde informou que envolve as etapas de análise e liberação dos estoques para distribuição aos estados, é necessário para garantir a segurança da saúde da população alvo. Após isso, cabe às secretarias estaduais de saúde fazer a distribuição aos municípios, de acordo com as necessidades locais.

    Por fim, destacou que o investimento na oferta de vacinas cresceu mais de 140%, passando de R$ 1,2 bilhão, em 2010, para R$ 2,9 bilhões, em 2015 e que todos os contratos com os laboratórios produtores de vacinas estão em andamento e os pagamentos em dia.


    Últimas