• Vacinação contra a gripe para grupos prioritários continua até o fim do mês

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/06/2020 18:42

    A vacina contra a gripe continua sendo oferecida até o fim deste mês apenas para as pessoas dos grupos chamados prioritários. A campanha nacional começou em abril e até o momento, segundo a Prefeitura de Petrópolis, mais de 79 mil doses já foram aplicadas. A vacina está disponível em todos os postos de saúde da cidade.

    Devem ser imunizadas pessoas de 60 anos ou mais de idade, trabalhadores da saúde, profissionais das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros, motorista e cobrador de transporte coletivo, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.

    De acordo com dados da Prefeitura, o grupo dos idosos e dos trabalhadores de saúde foram os que tiveram maior cobertura até o momento – 113,96%, sendo aplicadas 48.854 doses, e 110.48%, com 10.329 doses, respectivamente. As gestantes e as puérperas foram as que menos compareceram aos postos para tomar a vacina. Desse grupo, a cobertura das grávidas foi de apenas 28,29% (817 doses aplicadas) e das puérperas está em 28,29% (137 mulheres vacinadas).

    Entre as crianças de seis meses a menores de seis anos, a taxa de cobertura também está abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde. Até o momento, 5.972 vacinas foram aplicadas, o que representa 30,23% do total de crianças previstas para serem imunizadas. A Prefeitura informou que os dados são da última quinta-feira e que até o fim desta quarta devem ser atualizados, o que pode gerar um aumento na quantidade de cobertura dos grupos prioritários.

    A Prefeitura informou ainda que a liberação da vacina contra a gripe para toda a população (fora dos grupos prioritários) ainda não tem data para acontecer.

    Leia também: Empresa pede impugnação de edital e Prefeitura adia licitação de R$ 7 milhões para limpeza do HAC e das UPAS

    Últimas