• Vacinação antirrábica terá nova etapa na próxima semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/08/2019 16:03

    A quarta etapa da vacinação antirrábica animal vai ser realizada no próximo dia 17 de agosto (sábado) em 10 pontos da cidade. Os agentes da Coordenadoria de Vigilância Ambiental instalarão postos de vacinação por diferentes localidades, com horários de atendimentos diferenciados no período de 9h e 17h, pelas regiões do Lopes Trovão, Sargento Boening, Vila Felipe, Castelânea, Siméria e São Sebastião. Nas três primeiras etapas, 13.737 animais, sendo 10.368 cães e 3.369 gatos, foram imunizados. Para este ano, o município recebeu 35 mil doses da vacina contra a raiva animal.

    Dividida em sete etapas, a vacinação é realizada a cada vez em um território diferente, abrangendo assim a população de todas as regiões. Quem não conseguir levar seu animal no dia estipulado para a sua região, pode vacinar o animal na etapa seguinte, mesmo sendo fora do bairro de residência. A próxima etapa vai ser no dia 14 de setembro, pelas regiões Castelo São Manoel, Nogueira, Águas Lindas, Calembe, Corrêas, Bonfim, Samambaia, Bairro da Glória, Itamarati, Alcobacinha, Bairro Esperança e Floresta.

    Em 2018 foram imunizados 32.802 animais, sendo 26.114 cães e 6.688 gatos. A estimativa é de que esse ano a vacinação alcance 35 mil. “Sempre contamos com um aumento da população animal e maior participação da população. Esse ano já foi registrado maior número de imunização do que o mesmo período de 2018”, destaca a coordenadora da Vigilância Ambiental, Maria Beatriz Pellegrini. Esse ano houve um aumento de 32% de animais imunizados, se comparado com o número de vacinas aplicadas até a terceira etapa de 2018, que registrou 10.396 animais imunizados.

    A coordenadora do setor responsável pela imunização destaca a importância de a população comparecer aos postos e levar o seu animal para vacinar. A raiva acomete mamíferos de forma geral. Cães e gatos, a partir de quatro meses, devem ser vacinados anualmente. “Devido ao seu ciclo silvestre que se da principalmente pela participação dos morcegos, a raiva nunca será erradicada e a vacinação anual de cães e gatos e de extrema importância para a proteção da saúde humana”, explica Maria Beatriz.

    Na próxima etapa, os agentes montarão os oito postos de vacinação, com 10 pontos de atendimentos, por diferentes localidades:

    Posto de Vacinação 1

    9h às 14h – Lopes Trovão, na Estrada Velha da Estrela s/n (próximo a antiga linha do trem)

    14:30 às 17h  – Caminho do Ouro, na Associação de moradores 

     

    Posto de Vacinação 2

    9h às 14h – Escola Municipal Geraldo Ventura Dias, na Comunidade São Francisco da Horta – Estrada Velha da Estrela 3100

    14:30 às 17h  – Açude, na Estrada Velha.da Estrela s/n 

     

    Posto de Vacinação 3

    9h às 17h – Escola Municipal Pedro Amado, na Estrada Velha da Estrela – Meio da Serra 

     

    Posto de Vacinação 4

    9h às 17h – Escola Municipal Rubens Bomtempo – Rua Permínio Schmidt, s/n (Vila Felipe )  

     

    Posto de Vacinação 5

    9h às 17h – PSF Sargento Boening – Estrada do Paraíso s/n, Lote 68 

     

    Posto de Vacinação 6

    9h às 17h – Praça Pasteur –  Castelânea 

     

    Posto de Vacinação 7

    9h às 17h – PSF Alto Siméria – Rua Manoel Faria, s/n

     

    Posto de Vacinação 8

    9h às 17h – Escola Municipal João Paulo II – Rua São Sebastião, 625, São Sebastião

    13h30 às 14h30 – Capitão Palladini- R. Capitão Palladine s/n

    Últimas