• Vacina antirrábica só é aplicada de segunda a sexta-feira na UPA centro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/05/2019 08:39

    Para receber a soroterapia antirrábica, indicada em casos de urgência por mordidas de animais como cães e gatos, os pacientes só podem buscar o socorro de segunda a sexta-feira. Embora a prefeitura afirme que o atendimento seja realizado 24h na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro, único local que oferece a soroterapia, quem procurou a unidade no fim de semana recebeu a informação que a aplicação é feita somente durante a semana, da 8h às 17h. 

    A Secretaria de Saúde recomenda que, em casos de acidentes com mordidas ou ferimentos causados por cães, gatos, animais silvestres ou peçonhentos, as vítimas sejam encaminhadas diretamente ao polo da UPA Centro. Após meses com falta da soroterapia e vacinas antirrábicas – não só no município, mas também em outras cidades do estado – a prefeitura anunciou no dia 16 de abril que o estoque de soros e vacinas estavam completos e que receberia mais um reforço das doses ainda em abril. 

    Na tarde dessa segunda-feira, a prefeitura afirmou que somente a vacina antirrábica segue o protocolo do Ministério da Saúde, que determina a oferta nestes dias e horários. Em relação às soroterapias antitetânicas e contra picadas de animais peçonhentos, a prefeitura afirmou que são oferecidas de segunda-feira a domingo, 24 horas por dia, na sala de vacinas da Upa Centro. Esta unidade é a única no município que conta com estas vacinas e soros.

    Últimas