• UPAs superlotadas de pacientes não-Covid acendem alerta na Saúde

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/08/2020 03:01

    UPAs

    A procura pelas UPAs aumentou nos últimos dias. E como todo mundo sabe, aqui elas são usadas como ambulatório, além de emergências. Com a flexibilização, as pessoas perderam o medo de buscar aquela consulta na UPAs. Porém, as unidades vêm recebendo pacientes sintomáticos ou não de Covid-19 aumentando os riscos. O alerta é do vereador Silmar Fortes.  E os Partisans não sabem como ele ainda não tomou um piau do governo pelas coisas que deixa escapulir lá no plenário da Câmara…

    Superlotação

    Falando em UPAs, Silmarzinho, vamos te contar uma coisa que você ainda não sabe: não é só procura por atendimento ambulatorial, não. Aumentaram mesmo os casos de emergência. A prefeitura relatou aos ministérios públicos estadual e federal estar havendo superlotação das salas vermelha e amarela das UPAs Centro e Itaipava com pacientes não-Covid. A média é de 8 a 9 pacientes nas salas vermelha e cerca de 16 na sala amarela.

    Cassação

    Só quem conhece bem Márcio Arruda e sua antipatia por Paulo Igor sabe o quanto custou ele se abster de votar pelo pedido de abertura de processo de cassação pra não ficar mal como líder do governo. Deve ter se coçado para votar sim.

    Bagagem

    Há de se registrar também que faz falta experiência ao presidente da Casa, Hingo Hammes. Ele ficou visivelmente surpreso quando, terminada a votação, o líder do governo, Marcio Arruda, sacou o artigo do regimento interno que fala em maioria absoluta – e não a maioria simples, a que estava no plenário e que decidiu pela abertura do processo – na contagem válida de votos.

    Calmaria

    Talvez Hingo e demais tenham achado, em função dos bastidores, que não teria uma carta na manga. Mas, sempre tem. E mesmo com a briga entre Dudu e Márcio Arruda – talvez até uma cortina de fumaça para encobrir as tratativas – o líder do governo estava calmo demais. Ali já entregava que o pedido de cassação não passaria.

    Pastor Antônio Brito: nem ele, que é primeiro secretário da mesa diretora, aguenta ler as atas das reuniões da Câmara quando elas reproduzem as brigas dos colegas… Olha o estado dele!

    Nas ruas

    Vocês também repararam? A quantidade de pessoas fora da casinha nas ruas da cidade aumentou bastante agora na pandemia.  Tem os já tradicionais que todos conhecemos, ficam nos pontos de ônibus, fazem discursos, gritam…. mas, nos últimos tempos as ruas ganharam umas pessoas novas.

    Idoso

    Falando nisso tem um senhor de idade, com as duas pernas muito machucadas, que vende balinhas no sinais de trânsito. Ele fica ali perto da linha 700 da Paulo Barbosa ou em frente ao sinal da antiga casa Itararé, na esquina da Porciúncula. Pode ser um dos casos de idosos usados pela família para conseguir alguma renda. De qualquer forma, a Assistência Social podia dar uma olhada.

    Faltaram testes

     

    Aos ministérios públicos estadual e federal a Prefeitura admitiu que parou os exames da Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde por falta de testes. Mas, sabe lá Deus porque não mencionou aos MPs, na quarta-feira em reunião, que já tinha resolvido o problema e concluído a licitação de compra de 50 mil testes a R$20, com a empresa Top Med sendo vencedora.  Agora vai ter testes até nas praças. 

    Pesquisa

    E está rolando pesquisa eleitoral na cidade, por telefone.  Os pesquisados avaliam o governo Bernardo Rossi e são apresentados aos pré-candidatos da cidade. Em uma pergunta são apresentados a todos e, depois, um segundo questionamento a quatro especificamente: Bernardo, Jamil, Curvelo e Leandro Azevedo.  Também querem saber se os incautos pesquisados votariam em candidatos indicados por Bomtempo, Daniel Silveira e Hugo Leal.

    Esse sabe

    Gaiato, um Partisans pesquisado apertou o pesquisador para que ele dissesse o instituto contratado. Pelo nome do instituto já deu pra saber quem encomendou a pesquisa.

    Autoestima

    Não é apenas o vereador Antônio Brito que fala, quando lê ofícios,  ‘renovo votos de “autoestima” e consideração’, saudação usada pelos remetentes das correspondências. O vereador Luizinho Sorriso também.

     

    Um Partisans fotografou de longe. Fica na altura do número 77 da Rua do Imperador. Pode ser legalizado, mas pode não ser também…

     

     

     

    Últimas