• Última Parada Iluminada acontece neste domingo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/12/2017 15:25

    O primeiro desfile da Parada Iluminada encantou e emocionou os turistas e petropolitanos, que lotaram o Centro Histórico neste domingo (10). Com a participação de mais de 300 pessoas, a Parada é considerada um dos pontos altos do Natal petropolitano, com quatro alegorias, fantasias, adereços e músicas típicas da época. Adultos, crianças e adolescentes emocionaram o público no desfile, que dura aproximadamente 50 minutos e intensifica o clima natalino na cidade, introduzido pela iluminação presente ao longo da Rua do Imperador, palco da Parada.

    Anjos, papais e mamães Noéis, fadas, gnomos, estrelas e muitas outras tradições natalinas ganharam vida no primeiro desfile da Parada Iluminada, realizado neste domingo (10). O desfile seria o segundo, mas o primeiro, que aconteceria no dia 03, foi cancelado devido à chuva.

    “É muito emocionante ver a população e os visitantes abraçando a Parada, que foi sucesso absoluto de público. Conseguimos recuperar as fantasias, abandonadas por administrações passadas e demos aos artistas petropolitanos a chance de participar deste desfile tão lindo, comovente e contagiante. Estamos há meses pensando neste Natal, e agora, com a realização dos projetos, vemos que o esforço valeu a pena”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Leonardo Randolfo.

    O desfile é dividido em quatro partes: Abertura (anunciação), com anjos, estrelas e pastores; Nascimento e Glória, com estrela-guia, presépio, reis magos e animais; Natal, com crianças, brinquedos, presentes e árvore de Natal; e, por último, Papai Noel e cia, com o bom velhinho, cortejo, gnomos e fadas. Além disso, a Parada contou com apresentação da Banda Marcial Wolney Aguiar como sua introdução.

    “Os responsáveis pela organização estão de parabéns! A Parada está lindíssima. Emocionante ver a mobilização da cidade nesta época tão linda”, disse a aposentada Maria Alice Salgado, moradora do Centro. A aposentada estava acompanhada da amiga Maria José Guimarães, que também aprovou o evento. “Adorei a nova cara do Natal na cidade, e acho que tudo só deve ficar mais lindo nos próximos anos. A parada está perfeita! Muito bom ver Petrópolis voltando a funcionar”, destacou Maria José.

     A próxima – e última – Parada Iluminada acontece no próximo domingo (17), às 19h30, no lado par da Rua do Imperador. A concentração acontece na Rua Epitácio Pessoa e o desfile termina próximo à saída da Alencar Lima.

    Alterações no trânsito

    A Parada Iluminada oferece ao público uma viagem ao universo mágico do Natal, com muita música, dança e alegria na Rua do Imperador, a partir das 19h30. As alterações, no entanto, começarão mais cedo, a partir das 18h, para garantir que o evento aconteça sem intercorrências. O desfile acontece no lado par da rua e a concentração será na altura da Casa e Vídeo e termina próximo à saída da Alencar Lima. Todo o trecho estará sinalizado e devidamente monitorado pelos agentes da trânsito e guardas civis.

     Para o turismo: Os veículos de turismo deverão adentrar a cidade pelo Quitandinha, ou pelo Bingen, como for mais conveniente ao grupo. O estacionamento destes veículos deverá se dar na Av. Barão do Rio Branco, sentido bairro. Embora haja demarcação de ciclofaixa no local, o estacionamento será permitido sobre no lado par, durante os dias em que serão realizados os desfiles. O embarque/desembarque ocorrerá nos espaços já existentes.

    O Circuito de Lazer irá terminar mais cedo também no dia 17, indo até às 13h. A partir deste horário, fica permitido o estacionamento de veículos de turismo ao longo da via no sentido bairro (lado par). A saída dos ônibus da cidade deverá se dar preferencialmente pelo Bingen, que possui fluidez melhor que a saída pela Cel. Veiga.

    Últimas