• UERJ Petrópolis abre vagas para especialização em Gestão e Restauro Arquitetônico

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/04/2019 20:30

    No mês em que Petrópolis viu um dos seus principais pontos turísticos, a Casa dos Sete Erros, fechar as portas ao público por falta de recursos para manutenção, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Campus Petrópolis, está com inscrições abertas para o curso de especialização em Gestão e Restauro Arquitetônico. Voltado para graduados em Arquitetura ou Engenharia, o curso começa em agosto. As inscrições vão até o dia 30 de abril.

    A especialização visa capacitar profissionais que atuam ou desejam ingressar no segmento de gestão e restauro de edifícios históricos para gerenciar, executar e fiscalizar obras de conservação. A preparação visa todas as etapas que envolvem a execução dos projetos de restauração de bens imóveis de valor histórico, artístico e cultural.

    "Nosso objetivo é ter cada vez mais profissionais habilitados para fazer o restauro do patrimônio tombado em Petrópolis. A cidade é carente de educação patrimonial e de arquitetos que trabalhem na área de restauração, que é muito específica", disse a professora adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UERJ, Maria das Graças Ferreira. 

    A especialista em patrimônio e restauro ainda lamentou o fechamento da Casa dos sete Erros na semana passada. "É muito triste e preocupante fechar por falta de incentivos. Os estudantes e o público em geral agora não vão ter mais acesso para conhecer esse patrimônio".

    O curso tem duração de um ano e meio. As aulas acontecerão aos sábados, de 9h às 17h, no campus Petrópolis, na Avenida Ipiranga, n° 544. Outras informações podem ser obtidas no site ou por meio do e-mail dauuerj@gmail.com. As inscrições devem ser feitas no site da instituição.

    Últimas