• Uber: o ponto de táxi que anda

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  • 11/02/2018 06:00

    Uber é uma empresa global de tecnologia sediada em São Francisco, Califórnia, nos Estados Unidos. Opera em cerca de 1.000 cidades em todo o mundo. Desenvolve, comercializa e opera o transporte de pessoas em automóveis e tornou-se uma opção bem-aceita em todo o mundo como uma alternativa ao uso do táxi. Foi fundada no ano de 2009 e com apenas 09 anos de existência já quebrou o paradigma do transporte privado de passageiros em todo o mundo. O interessante é que talvez seja a maior empresa de transportes do mundo e não é proprietária de um único veículo.

    Isso é que é um modelo de negócios campeão. E, há pouco tempo, chegou a Petrópolis. E, obviamente, causa polêmica.

    O taxi é prioritariamente bastante afetado. A Uber oferece a sensação que não só é uma opção mais barata, como também uma opção, de fato viável financeiramente, para parcela considerável das pessoas. Desta forma, a Uber impacta bastante o transporte de táxi e, de forma interessante, faz com que pessoas que nunca usavam táxi, analisem e comecem a utilizar a Uber. O usuário visualiza a tarifa que será cobrada, e o preço aparenta estar entre ônibus e táxi. 

    Nesse momento há, então, um impacto em outras formas de transporte, afetando os ônibus. Em menor escala que os táxis, mas que merece a avaliação de empresários e usuários. Através da visualização de forma antecipada do valor a ser pago pelo trajeto desejado, de imediato e de forma concreta, o compartilhamento do transporte com pessoas conhecidas, ou não, que vão para o mesmo lugar, é uma realidade. Mesmo sendo mais caro que o ônibus, há a sensação de que é viável e vale penar gastar um pouco mais ao invés de usar o ônibus.

    Ao realizar uma avaliação real, o impacto dos táxis, obviamente, é muito maior. Em Petrópolis, diferente de outras cidades, não é comum pegar táxi fora dos pontos. Com a U ber isso muda completamente. O cliente não tem mais que ir ao ponto de táxi. O ‘ponto de táxi Uber’ vai até o cliente. E com uma estimativa de tempo de chegada, o que mais uma vez agrada ao cliente pela comodidade.

    Incontáveis questões precisam ser avaliadas por empresários e usuários, contudo, a que merece mais destaque é a relação entre custo e benefício. O que se percebe é que o sistema, em primeiro lugar atrai a clientela pela clara sensação de preços mais baratos que o táxi. É isso que os usuários de modo geral levantam como primeiro ponto para avaliar o uso do Uber.

    E uma questão a ser pensada pelos taxistas é a avaliação dos valores das ditas “bandeiradas” em Petrópolis. Repensar se esse valor pode ser reduzido para tornar as corridas de táxi mais atrativas é uma alternativa. O consumidor aprendeu a fazer comparações entre serviços similares e na maior parte das vezes opta pelos mais baratos. Por isso, nesse momento de alteração no mercado de transporte de pessoas, um primeiro estudo precisa ser feito, pois é o preço que primeiro impacta na decisão da possível escolha pela Uber.

    Acredito que a Uber chegou para ficar. Restará a nós usuários e aos negócios afetados por essa modalidade de transporte, que se reinventem para fazer diante desse tsunami que chegou na serra. mairom.duarte@csalgueiro.com.br. 

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