• TV Alerj fala de curso a distância para servidores públicos oferecid pelo TCE-RJ

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/05/2016 16:00

    Com inscrições abertas para o curso sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos, o projeto de Educação a Distância da Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado é o tema do programa ‘TCE-RJ Notícia’ que vai ao ar nesta sexta-feira (27/5), às 22h, na TV Alerj (canal 12 da NET). Participam da entrevista a diretora-geral da ECG, Paula Nazareth, e a assessora Rachel Vergara, responsável pelo acompanhamento do programa de expansão dos cursos via internet e pelo aprimoramento do ambiente virtual.

    Elas falam sobre a importância do novo curso, que será realizado de 8 a 29 de junho, e apresentam um balanço sobre o projeto de EaD, iniciado em 2015, que contabiliza 11 cursos a distância já realizados e 800 servidores do tribunal e de outros órgão públicos inscritos. O programa, que também pode ser visto no youtube, é conduzido pela jornalista Marcela Buzelin, e será reprisado no sábado (28/5), às 12h, e no domingo (29/5), às 21h. 

    As duas entrevistadas destacam as facilidades geradas pelo avanço da tecnologia e a comunicação em tempo real, que permitem a realização de cursos e palestras a distância. “Para os servidores que moram em cidades afastadas da capital, o projeto de EaD facilita a capacitação profissional, cortando gastos com locomoção, estadia e alimentação, que seriam necessários caso tivessem que frequentar os cursos na sede da ECG, localizada no Centro do Rio. Sem contar a dificuldade do servidor do interior do estado para se afastar do órgão, que funciona, muitas vezes, com equipes pequenas”, avalia a diretora-geral da ECG.

    Paula Nazareth falou ainda sobre as principais etapas que a Escola de Contas passou até implantar o sistema de educação a distância. “Optamos por construir um projeto sólido e com os recursos próprios da escola. Capacitamos nossos professores e o pessoal de apoio”, destaca a diretora. Ao ressaltar os desafios necessários para o aprimoramento do sistema, Rachel Vergara destaca as ações de expansão do projeto e o cuidado para evitar a evasão de alunos. “Estamos promovendo ações para manter o aluno no curso, para que ele possa de fato realizar a capacitação a que se propôs. Temos duas empresas para nos auxiliar. Uma delas vai desenvolver um novo ambiente virtual de aprendizagem, garantindo também o suporte aos alunos, como esclarecimento de dúvidas, entre outros. E a outra empresa vai nos ajudar no processo de transposição para modalidade a distancia dos conteúdos dos cursos presenciais que a escola já possui”, explica a assessora ao lembrar que a Escola está com inscrições abertas, até o dia 3 de junho, para mais um curso a distância, o Básico de Planejamento e Orçamento Públicos, com carga horária de 35 horas.

    Últimas