• TV Digital: saiba o que fazer para receber o sinal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/10/2017 08:45

    Falta menos de um mês para o desligamento do sinal analógico de TV no Rio de Janeiro e em outros municípios do Estado, entre eles Petrópolis. O fim da transmissão segue um calendário estipulado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com a mudança, a população passará a contar com o sinal digital, que levará até as casas mais qualidade e estabilidade nas imagens e também no áudio. 

    A diferença entre o sinal analógico e o digital é o tipo de transmissão. No sinal digital, por exemplo, não há perda de qualidade no processo, ou seja, áudio e vídeo mantêm 100% da qualidade da transmissão original, eliminando chuviscos, interferências, sombras e até mesmo as falhas na recepção, característicos do sistema analógico. Além disso, a imagem tem muito mais definição, o que melhora a qualidade do conteúdo.

    A transmissão digital também é feita por ondas, via satélite, e não é preciso pagar mensalidade nem assinatura para contar com a nova tecnologia. O sinal será disponibilizado de forma gratuita a toda a população, porém, não é qualquer tipo de televisor que está apto a receber o novo sinal de imediato. Grande parte dos aparelhos precisará de um kit composto por uma antena UHF para captar o sinal e um aparelho para convertê-lo e encaminhar para a TV. Assim, ninguém precisará comprar um novo televisor, porque, depois de conectados a esse kit, até aqueles aparelhos de tubo, mais antigos, poderão receber o sinal digital.


    Como saber se sua TV é digital?

    Algumas televisões da nova geração, como as Smart Tvs, já são fabricadas com uma espécie de conversor digital embutido. Geralmente elas já vêm de fábrica com um selo indicando que é apta a receber o novo sinal, identificado como “DTV”. Caso a TV não tenha esse selo, é recomendado procurar no site do fabricante pela internet ou consultando-o por telefone para saber se o aparelho tem o conversor embutido ou não. Se ela tiver, basta comprar uma antena UHF, que pode ser pequena, para instalação dentro de casa, ou até mesmo as maiores, de uso externo, que geralmente ficam numa parte alta do lado de fora da casa, para que o sinal possa ser captado e absorvido pela televisão.


    TVs comuns

    Se a TV não tiver o conversor, mesmo sendo de LED, LCD ou até mesmo de tubo, além da antena será necessário comprar um conversor digital, que nada mais é do que um aparelho para fazer com que a televisão interprete o sinal captado.


    Instalando o kit digital

    O kit digital a ser utilizado em televisores sem conversor embutido é constituído de antena UHF e conversor. A antena deve ser instalada num lugar alto que consiga captar o sinal de forma clara. Ela será conectada ao conversor por meio de um cabo coaxial. Já o conversor, por sua vez, ficará próximo à televisão, conectado a ela por uma entrada HDMI (no caso das TVs LCD e Led) ou um cabo RCA – conhecido como cabo de áudio e vídeo (para televisões sem entrada HDMI). Depois disso, a televisão estará pronta para reproduzir a programação digital. 


    Como adquirir o kit gratuitamente?

    A população que está inscrita em algum programa social do governo, como o Bolsa Família, não só de Petrópolis como também de outras 18 cidades, incluindo a capital, deve verificar se tem direito a receber um dos mais de 1,2 milhão de kits gratuitos com antena digital, conversor e controle remoto. Os beneficiários devem acessar o site sejadigital.com.br/kit ou ligar gratuitamente para o número 147 com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, é só escolher o dia, horário e local para retirar os equipamentos.

    Por meio desses canais, a população também poderá tirar dúvidas sobre as mudanças trazidas pela TV digital e sobre como se preparar para receber o novo sinal. Outra alternativa é visitar um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua residência e procurar pelo ponto de apoio da Seja Digital para esclarecer dúvidas ou agendar a retirada do kit.


    Onde comprar o kit digital?

    Quem não tiver inscrito nos programas sociais e, assim, não tiver direito a receber gratuitamente os kits, pode ir até uma loja de produtos eletrônicos ou comprar pela internet o conjunto uma antena e um conversor com controle remoto. O preço do kit varia de R$ 99 a R$ 200. 


    Sobre a Seja Digital

    A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1.300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018. 




    Últimas