• Tribuna de Petrópolis celebra 118 anos de história

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/10/2020 17:30

    A Tribuna de Petrópolis celebra nesta sexta-feira, 9 de outubro, 118 anos de história. São 118 anos de trabalho sério e responsável para levar informação e serviços para a população. 

    Desde 1902, a Tribuna de Petrópolis acompanha e noticia os principais fatos da cidade. Seja com o jornal impresso ou com a versão online, que surgiu com os novos tempos na internet, acompanhou momentos marcantes da história, deu voz a moradores e revelou suas necessidades, emocionou com histórias de gente nossa.

    Na redação, a evolução tecnológica mudou e ainda muda a rotina quase que diariamente. Do linotipo ao computador, foram muitos os avanços. Os novos equipamentos deram mais agilidade ao trabalho e mudaram a relação da população com a notícia. Depois, com a internet, veio a informação quase que instantânea. E a Tribuna seguiu se adaptando aos novos tempos. 

    Nestes 118 anos, a Tribuna de Petrópolis contou histórias, mas também foi a história. A história de uma empresa de comunicação feita por gente da cidade, por pessoas que contribuíram para que a Tribuna se tornasse a referência que é hoje.

    Hoje o Grupo Tribuna mantém, além da Tribuna de Petrópolis em versão 100% digital, a Rádio Tribuna FM, que é líder de audiência na região, e um moderno parque gráfico, com equipamentos de ponta para atender as mais variadas necessidades dos clientes. É um trabalho de muitas mãos, que segue buscando acompanhar a velocidade das mudanças dos dias atuais.

    Em breve, para celebrar a nova idade, a Tribuna vai chegar com um novo produto, ainda mais completo e moderno! Aguarde! É a Tribuna de Petrópolis sempre trabalhando para manter você bem informado!

    Um pouco de história

    A história da Tribuna de Petrópolis começa em 1902, com o jornal “O Povo”, um dos três periódicos que circulavam na época. Foi adquirido pelo grupo Oliveira & Cia, que o nomeou Tribuna de Petrópolis. Desde a fundação, o perfil foi de prestação de serviço, atendendo interesses da comunidade e defendendo princípios éticos e morais, além de cultura e entretenimento.

    A sede da Tribuna de Petrópolis, na Rua Alencar Lima, no Centro. Fotos: Arquivo/Tribuna de Petrópolis

    Inicialmente, a Tribuna foi instalada em um prédio na Avenida Quinze de Novembro, atual Rua do Imperador. Suas publicações eram bissemanais e só em 1908, o jornal passou a ter publicações diárias. O chefe de redação e editor na época era Arthur Barbosa, considerado o Pai da imprensa de Petrópolis. As edições do jornal impresso compõem o acervo da Biblioteca Municipal e servem como base para centenas de pesquisadores. 

    Em 1928, o jornal foi transferido para a Rua Alencar Lima, 26, endereço em que permanece até hoje. A sede foi construída com apoio da população e de empresários. Na inauguração, mais de mil pessoas prestigiaram a Tribuna, que ganhou até mesmo um hino de autoria do poeta Carlos Maul.

    Ao fim da década de 70, o jornal passou a ser administrado por Francisco de Orleans e Bragança, que criou o Grupo Tribuna, unindo gráfica, rádio e o site, criado 1995. A inovação se mantém como uma das principais marcas da Tribuna, que foi um jornal pioneiro na publicação em cores e se mantém focada em oferecer informação de qualidade e com credibilidade.

    Últimas