• Três mil eleitores de Petrópolis já fizeram o recadastramento biométrico

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/03/2017 07:00

    Dois mil novecentos e trinta eleitores petropolitanos já fizeram o recadastramento biométrico. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e referem-se aos meses de novembro e dezembro de 2016 e janeiro deste ano. O novo sistema, que armazena a foto, a assinatura digital e a identidade biométrica do eleitor, começou a funcionar em novembro do ano passado. O prazo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o cadastramento biométrico em todo o território brasileiro é 2022.

    O recadastramento biométrico só pode ser feito por meio de agendamento pelo site do TRE-RJ – www.tre-jus.br/agendamento – ou pelo telefone (21) 3436-9000. “O agendamento é para dar maior comodidade ao eleitor. Garante atendimento com dia e hora marcados”, disse o chefe da 227º Zona Eleitoral, Octávio Vieira Baptista. 

    Por dia são atendidas entre 45 e 50 pessoas, na Central de Atendimento do TRE, localizado na Avenida Ipiranga. O recadastramento demora cerca de 30 minutos. “O título de eleitor continua o mesmo, o que muda é o cadastro do TRE, que agora conta no seu banco de dados com a foto, a assinatura digital e a identidade biométrica do eleitor”, explicou Octávio.

    O cozinheiro José Francisco França Cardoso, de 56 anos, fez o recadastramento biométrico. “Perdi o meu título e agendei o atendimento para hoje (ontem). Acho importante eles terem esse banco de dados”, disse.

    O funcionamento nas cinco zonas eleitorais de Petrópolis é de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h. No dia do atendimento o eleitor precisa levar documento de identidade original e dentro da validade e comprovante de residência atual. No caso de alteração do nome, é necessária, ainda, a apresentação de documento que comprove a mudança dos dados, como certidão de casamento ou sentença judicial. Os eleitores do sexo masculino maiores de 18 anos que forem tirar a primeira via do título devem levar também o comprovante de quitação militar. 

    As zonas 29ª, 65ª, 85ª e 227ª funcionam na Avenida Ipiranga, número 545, no Centro. A zona 226ª funciona na Estrada União e Indústria, número 11.860 – sala 4, em Itaipava. 



    Últimas