Trânsito muda para o desfile de 7 de Setembro
CPTrans e Guarda Civil irão atuar neste sábado (7), feriado do Dia da Independência, na organização e segurança no trânsito. Serão 30 homens entre agentes da companhia de trânsito e guardas civis espalhados pelo Centro Histórico para orientar motoristas e pedestres a partir das 7h. Para a concentração haverá o fechamento das ruas Barão de Tefé com adjacências no Bosque do Imperador, Epitácio Pessoa e D. Pedro I. Todo o lado par da Rua do Imperador também será fechado para desfile, entre o Colégio D. Pedro II e próximo à Lanchonete Toni’s.
Haverá, também, alterações em itinerários e pontos finais de ônibus devido às interdições. Os veículos da Cidade das Hortênsias farão ponto final próximo à Praça D. Pedro, na altura do Banco Bradesco. Os coletivos da Cascatinha e Turb vão passar pela Imperatriz, Avenida Ipiranga, Koeler, Monsenhor Barcelar e Rua Rocha Cardoso em direção a Washington Luiz e Rua do Imperador. Os ônibus da Viação Cidade Real não devem sofrer alterações.
O ponto de táxi da Rua Dom Pedro será recuado para a Irmãos D’Ângelo e o da Barão de Tefé, para a Nilo Peçanha. O ponto de táxi nº 34 irá para o Shopping D. Pedro e o da Praça dos Expedicionários será recuado para a Rua da Imperatriz, em frente ao Museu. Todo o trânsito voltará à normalidade ao fim do desfile, ainda no sábado.
Equipe da Guarda Civil fará parte do desfile
O Desfile Cívico terá a presença de pelo menos 45 guardas civis, que poderão levar crianças (filhos ou outros parentes) e familiares para participar do momento de celebrar a Independência do Brasil. Representantes de todos os serviços que a corporação desenvolve estarão representados, como Ronda Escolar, patrulhamento de trânsito, canil, entre outros. Todos os animais do canil irão se apresentar durante o evento, que vai contar ainda com a participação do canil de Teresópolis.
“O Desfile Cívico no Centro Histórico é uma grande tradição da cidade e, mais uma vez, a Guarda Civil fará parte da festa, ao mesmo tempo em que estará trabalhando também para garantir a segurança e a tranquilidade de todos os presentes”, afirma o comandante da Guarda, Jeferson Calomeni.
Cuidados às vésperas do evento
A Comdep realizou serviços de limpeza e manutenção de jardinagem desde a semana passada para preparar o local de desfile. A Rua do Imperador e ruas no entorno receberam capina, corte de grama e outros cuidados com mudas plantadas ao longo do percurso onde os participantes estarão. Para o dia do evento, a limpeza vai acontecer durante todo o dia.
Uma equipe de 20 funcionários vai fazer toda a limpeza da Rua do Imperador a partir de meia-noite. A partir de 7h, duas turmas de varrição com 30 pessoas ficarão de prontidão para fazer a limpeza após a passagem do desfile. À tarde, será feito um pente-fino em todo percurso. A região do Obelisco, onde ficará concentrada maior parte do público, passará por lavagem com caminhão-pipa. Também haverá uma equipe de plantão na região da Praça da Liberdade. Todo esquema do trabalho de limpeza segue até às 6h de domingo (8).
“O serviço é para que todo os participantes e o público que vai acompanhar o desfile aproveite um espaço totalmente limpo e conservado, com jardins bem cuidados, para que esse momento de civismo seja marcante para todos que estiverem no evento”, diz o presidente da Comdep, Wagner Silva.