• Trajeto da tocha olímpica na cidade segue em sigilo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/07/2016 09:30

    O trajeto da tocha olímpica em Petrópolis seguirá um mistério. Isso porque, a alegada razão de segurança impede que as autoridades públicas do município divulguem antecipadamente a rota do símbolo olímpico bem como detalhes específicos do evento que vai acontecer no próximo dia 29.

    Todo o sigilo, entretanto, atende a uma solicitação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que exige de todos os municípios que não adiantem informações sobre a programação da tocha olímpica. Essa manobra, que beira à paranoia, tem sido seguido à risca pelos petropolitanos de acordo com os preceitos de segurança.

    Todavia, nos bastidores, um comitê local formado por representantes das secretarias de Educação, Esporte, Segurança Pública, Saúde, Polícia Militar e CPTrans vem se reunindo semanalmente para discutiras diretrizes da passagem da tocha. Tudo que é debatido não será levado a público, pelo menos por enquanto.

    Segundo a Secretaria de Esportes, Maria Elisa Badia,diferentes departamentos têm trabalhado com atenção para que a passagem da tocha seja um evento sem maiores problemas, ao mesmo tempo uma grande festa para o município. “Estamos em plena atividade com a Comissão de Revezamento, que envolve diferentes setores da Prefeitura e órgãos de segurança. Promovemos reuniões semanais, mas não podemos dar maiores informações sobre isso”, disse Elisa, dizendo que o pontapé inicial da passagem será dado em frente ao Palácio de Cristal.

    O responsável pela autarquia acrescentou ainda que nem mesmo o nome de todos os condutores da tocha podem ser anunciados. Os confirmados até agora são seu Nonô, Henrique Viana, Dom Pedro Carlos, Dom Gregório Paixão, Fátima Bernardes e Luís Felipe de Azevedo. Ao todo, deverão participar dessa atividade cerca de 40 pessoas, sendo que em sua maioria indicados pelos patrocinadores dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

    O revezamento da tocha começou em 3 de maio de 2016. Durante 95 dias, vai percorrer mais de 300 cidades, em todos os estados. Cerca de 12 mil pessoas participarão, até achegada da tocha ao Maracanã, no dia 5 de agosto, para o acendimento da pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

    Últimas