• Teste de Cooper é antigo mas ainda vale

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/08/2020 00:01

    A maioria dos corredores, sejam do nível que for, tem o prazer de divulgar o resultado do seu treino nas redes sociais e isso é bom porque incentiva a busca pela melhoria contínua. Já conversamos sobre avaliações médicas e teste de esforço que medem a capacidade aeróbia/anaeróbia de cada um com precisão, mas boa parte dos corredores não tem acesso, mas existem testes de campo de fácil execução com razoável fidelidade que se pode fazer para avaliar o VO2Máx, Frequência Cardíaca Máxima e se ter uma idéia do “pace” mais adequado para as provas.

    Um dos testes antigos ainda válidos até hoje é o Teste de Cooper que estabelece a maior distância percorrida em 12 minutos e depois aplica-se a fórmula: VO2 = (D – 504) : 45, onde “D” será a distância percorrida em metros. Veja alguns exemplos. Resultado de 2800 metros VO2 Máx. 51mL/Kg/min. Quem faz 3000 metros tem um valor de 55mL/Kg/min. Parece razoável partindo do princípio que um sedentário seus valores chegam a 35 mL/Kg/min. e um atleta de elite aos mais de 70mL/Kg/min.

    Lembrando que o VO2máx é o volume máximo de oxigênio que o corpo consegue captar do ar que está dentro dos pulmões, levar até os tecidos através do sistema cardiovascular e usar na produção de energia, numa unidade de tempo. Claro, o teste de Cooper carece de precisão sendo muito bom para triagem rápida de grupos de corredores especialmente iniciantes, estudantes e/ou times de esporte. Sabe-se que o VO2 máx. varia com o tipo de exercício e os valores mais altos são obtidos com a corrida e/ou caminhada vigorosa. 

    Literatura Sugerida: Literatura Sugerida: BATISTA, Mariana Biagi et al. Estimated maximum oxygen uptake and agreement analysis between direct and predicted measurement by different field tests. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 19, n. 6, p. 404-409, 2013

     

    Últimas