• Testagem para covid-19: pacientes encontram dificuldades em acesso a resultados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/07/2020 12:51

    Alguns pacientes que fizeram os testes para covid-19, há quase 10 dias no Drive Thru que aconteceu no dia 12 de julho em Itaipava, disseram estar com dificuldades para conseguir o resultado do exame. A Prefeitura disse que o setor responsável pelo site da Prefeitura notou que há uma série de falhas na realização dos cadastros para as ações de testagem rápida e, por isso, os pacientes estão sem conseguir acessar as informações. Mas de acordo com os pacientes, além das falhas no site, também não conseguem contato com a Secretaria de Saúde pelos telefones que foram disponibilizados. 

    Leia também: PC&VB pede que Prefeitura autorize o funcionamento de restaurantes até a meia-noite

    João Luiz, de 36 anos, sua esposa e sua filha de 8 anos, fizeram o teste no dia 12 de julho, e apenas a esposa de João conseguiu o resultado do teste, três dias depois de feito, conforme vem sendo anunciado pela Prefeitura. Mas João e a filha não receberam o resultado até hoje. Segundo João, quando tenta acessar o seu login no site da Prefeitura recebe a informação de que o resultado não está disponível ou o seu número de CPF está irregular. Além disso, ele vem tentando insistentemente o contato pelo telefone 2246-9194 disponibilizado pela Prefeitura, e ninguém atende.

    A paciente Adriana Martins passou pela mesma situação. Ela fez o teste no dia 12 de julho em Itaipava, mas só conseguiu o resultado do exame nesta terça-feira, após insistir junto a Secretaria de Saúde. “Foram 10 dias para receber um resultado de teste rápido que sai em 15 minutos. Se não ficar em cima, muita gente não sabe. Não falo isso só por mim, mas também pelos outros pacientes. Só consegui acessar meu resultado, depois que liguei várias vezes para a Secretaria de Saúde”, disse. 

    A Secretaria de Saúde foi questionada sobre as dificuldades que estes pacientes relataram, mas não esclareceu os casos mencionados na matéria. Disse apenas que o setor responsável pelo site da prefeitura vem percebendo uma série de falhas na realização dos cadastros para as ações de testagem rápida – em Unidades Básicas de Saúde e Drive Thru. O principal problema observado pelos técnicos, que fazem a captação dos dados, é em relação ao CPF dos usuários. Troca de números, erros de digitação e ausência do documento vêm fazendo com que muitos resultados não sejam entregues e, desta forma, deixando as pessoas sem a informação necessária.

    E acrescentou que o governo municipal pede aos usuários para que tenham atenção no momento do cadastro e que, após a digitação, revisem se todos os dados estão corretos. Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com o setor através dos telefones disponíveis no próprio site da prefeitura, o que já vem acontecendo.

    Em relação aos telefones disponibilizados, a Prefeitura disse que os telefones em funcionamento para contato sobre os testes são os disponibilizados no site 2246-9194 / 2246-5499. Os pacientes também podem recorrer ao telefone da ouvidoria da Secretaria de Saúde pelo telefone 2233-8888.

    Últimas