• Técnicos começam o trabalho de sondagem do solo ao lado da cratera

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/11/2017 09:00

    Começou ontem a trabalho de sondagem do solo próximo ao local onde uma cratera se abriu na última terça-feira, engolindo uma casa no quilômetro 81 da BR-040, na altura da comunidade do Contorno. O trabalho está sendo feito pela Concer – concessionária que administra a rodovia – e é acompanhado pela Defesa Civil (DC), pela Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) – empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia com atribuições de Serviço Geológico do Brasil – e pelo Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM). A previsão é que, até o fim de semana, a Concer emita um laudo preliminar sobre o material que foi coletado na sondagem.

    “Será aberto um buraco de 70 metros de profundidade, chegando até onde está o túnel. Serão coletadas amostras do solo para ver se ele está encharcado ou se há rachaduras”, explicou o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, acrescentando que as investigações sobre as causas do desabamento levam em consideração as condições do túnel. O local da sondagem fica a poucos metros da área onde a cratera se abriu.

    A cratera, que engoliu uma casa, deixou outras duas parcialmente destruídas e causou a interdição de 50 moradias. O buraco surgiu bem em cima do túnel subterrâneo de cinco quilômetros de extensão. A construção está a 70 metros de profundidade e faz parte do projeto da nova subida da serra. O túnel começa na altura do Mirante do Belvedere e desemboca na Duarte da Silveira.

    De acordo com informações da Defesa Civil obtidas junto à Concer, a distância entre o desemboque do túnel até a região do Contorno, onde ocorreu o desabamento, é de 600 metros. Dos cinco quilômetros do túnel, metade já havia sido escavado – 1.600 metros, passando também pelo Bingen, especificamente pela Rua Galdino Pimentel, segundo a Defesa Civil. 

    Os técnicos fizeram marcações na rodovia e também na comunidade do Contorno indicando o local exato por onde o túnel passa. De acordo com as marcações foi possível ver que o túnel passa exatamente no local onde houve o desabamento, se estendendo até metade da rodovia. “Estamos cobrando agilidade da Concer para que este laudo seja entregue o mais rápido possível. Oficiamos a concessionária também a fornecer informações técnicas referentes à construção do túnel, entre as quais cópia da planta da obra, relatório de execução do traçado, perfil longitudinal, sondagens e relatório das obras”, destacou o secretário de Defesa Civil.

    O terreno onde houve o desabamento continua sendo monitorado pela DC. Na manhã de ontem, a rachadura onde foi colocada um marco para medições continuava apresentando dois centímetros. “Horas depois do desabamento ela passou de um para dois centímetros, mas agora está estabilizada”, informou o coronel Paulo Renato.

    Ontem não foram registrados novos deslizamentos na região. Na tarde da última quarta-feira (8), parte de uma garagem e uma caixa d´água cederam. Um carro, modelo Caravan, quase caiu na cratera. “O coração dói quando tudo o que a gente consegue com a luta do nosso trabalho se perde”, disse, comovido, o aposentado Haroldo Wayand, de 82 anos. Proprietário do carro há 25 anos, ele ainda tem esperanças de resgatar o automóvel. “Ele só não caiu no buraco porque está bem apoiado. Se a garagem não ceder ele não cai”, ressaltou o morador.

    Também fizeram vistorias no local técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do grupo de trabalho do Projeto de Gestão Integrada de Desastres Naturais (Gides) que fazem parte da parceria entre o governo brasileiro e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).



    Últimas