• Suplentes de vereadores afastados tomam posse nessa terça-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/01/2019 08:15

    Os três suplentes de vereadores – Jamil Sabrá (PDT), Hingo Hammes (PTB) e Marcelo Lessa (Solidariedade) – tomam posse nessa terça-feira (22), às 16h, na primeira sessão legislativa após o fim do recesso parlamentar. O quarto suplente, Jorge Luiz Martins (Jorginho Banerge) aguarda a decisão do juiz da 4ª Vara Cível de Petrópolis, Jorge Luiz Martins Alves. O ex-vereador Ronaldo Ramos reivindica para si a suplência do PSB, devido à desfiliação de Jorginho ano passado.

    A Mesa Diretora informou que não vai recorrer da decisão judicial determinando a posse dos suplentes, pois este recurso “cabe a cada um dos vereadores afastados”. Com relação ao salário dos vereadores afastados, a Mesa Diretora, por meio de sua assessoria, informou que “com a convocação dos suplentes, os subsídios dos vereadores deverão ser suspensos. Entretanto, a Câmara vai consultar o Poder Judiciário, tendo em vista que tanto os pareceres do Ministério Público quanto as decisões liminares proferidas ano passado foram totalmente divergentes acerca do tema, tendo em vista o caráter precário do afastamento dos vereadores”.

    Leia também: Justiça manda bloquear bens de conselheiro do TCE-RJ e de empresário

    Nesta legislatura, Jamil Sabrá vai tomar posse pela terceira vez como vereador. A primeira ocorreu em janeiro de 2017, quando o vereador Maurinho Branco (PP) se licenciou para ocupar a presidência da CPTrans e o primeiro suplente, Pastor Sebastião Silva, também pediu licença para ocupar cargo no Governo Bernardo Rossi. O Pastor Sebastião retornou à Câmara ao tomar conhecimento de que estava sendo investigado pelo Ministério Público e, como foi afastado pela Justiça, Jamil Sabrá voltou à Câmara, saindo em 2018, quando Maurinho retornou. Agora Jamil vai ocupar a vaga do vereador Reinaldo Meirelles. 

    Essa é a primeira vez que os outros dois suplentes, Marcelo Lessa, que fica no lugar do vereador Ronaldão (PR), e Hingo Hammes, na vaga do vereador Wanderley Taboada (PTB), ocupam o cargo de vereador. A vaga para suplente do vereador Luizinho Sorriso (PSB) será disputada pelos suplentes Jorginho Banerge, desfiliado do PSB, e Ronaldo Ramos, que continua no partido.

    Leia também: Operação Sala Vip: afastamento de vereadores paralisa trabalhos da Câmara

    Últimas