• Supermercado recebe multa de R$ 50 mil por mau atendimento aos clientes

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  • 31/03/2016 16:40

    O Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) de Petrópolis multou na tarde de hoje o Supermercado Extra em R$ 50 mil. A sanção foi aplicada devido a um conjunto de fatores relacionados ao mau atendimento, como tempo de espera nas filas, falta de empacotadores nos caixas e ausência de estrutura adequada para atender ao número de clientes. Essa já foi a quarta visita do Procon ao estabelecimento em pouco mais de um mês. “Devido ao grande número de reclamações e também aos problemas visíveis aqui no mercado, nós temos marcado presença aqui na tentativa de negociações e propostas”, disse Jorge Francis Vidart Badia, coordenador do órgão.

    Há pouco mais de um mês, fiscais do órgão foram até o mercado e advertiram o gerente do estabelecimento a tomar medidas para melhorar o atendimento. “Nós nos deparamos com filas gigantescas e um tempo de espera absurdo, de mais de uma hora e meia. Isso fere não só o Código de Defesa do Consumidor, como também todos os clientes. Até mesmos idosos têm ficado durante muito tempo esperando, além de não ter um atendimento eficiente, com empacotadores. Isso atinge diretamente o artigo 6º do CDC, que determina um atendimento eficiente ao consumidor”, completou Badia, explicando também que até o tempo de leitura dos aparelhos ópticos de interpretação de código de barras dos caixas foi observado. “São muitas reclamações e nós precisamos atender nossas demandas e punir quem está prejudicando o consumidor”, completou.

    O Supermercado Extra já havia sido notificado em fevereiro, mas foi o único a não se pronunciar. “Nós os notificamos no dia 28 de fevereiro e eles não apresentaram nenhuma proposta. Passado isso, nós voltamos ao mercado e constatamos que nenhuma medida tinha sido tomada. Então, seguindo a legislação e o CDC, entregamos um auto de infração e abrimos um processo administrativo contra o mercado, no último dia 9”, disse Francis.

    A multa vale para todas as lojas da empresa na cidade, que ficam no Alto da Serra, Itaipava, Corrêas e Quitandinha. O mercado tem dez dias para apresentar o pagamento ou recurso na Justiça.



    Alvará pode ser cassado

    Com a atual situação precária do atendimento no supermercado Extra, o Procon, baseado no Código de Defesa do Consumidor, vai buscar junto à Secretaria de Fazenda do município a cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento que fica na Rua Paulo Barbosa. “É muito importante para o cumprimento da legislação e dos direitos do consumidor uma medida punitiva. Nós temos feito um trabalho muito longo e tentado diversas negociações com o mercado, mas sem sucesso. Percebemos que o estabelecimento tem ferido os princípios do CDC e desrespeitado o consumidor. Vamos buscar até uma reunião com a diretoria do grupo que administra o Extra, para tentar alguma mudança. Mas caso contrário vamos entrar com um pedido de cassação do alvará”, completou Badia.



    Nova sede do Procon

    Além do trabalho bem atuante nos últimos meses, o Procon de Petrópolis estará ainda mais perto do coração da cidade. A nova sede do órgão será inaugurada hoje, na Rua Moreira da Fonseca (próximo à Irmãos D'Ângelo), número 33, no centro da cidade. O Procon funcionará em frente à Secretaria de Educação Frei Memória, próximo à Praça Visconde de Mauá, onde era a Secretaria de Esportes e Lazer. 

    Para Badia, apesar de o novo endereço não ser tão distante do antigo prédio do Procon, a mudança representa uma aproximação, que vai tornar o órgão mais visível. “Vai ser muito positiva essa modificação. Vamos estar mais perto do Centro, mais acessível e com uma cara nova. Estamos esperando ter uma melhor relação com o nosso público”, disse Badia.

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