• Sucessão de frentes frias pode fazer os termômetros chegarem a 3 graus

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/06/2016 10:33

    Uma sequência de frentes frias está provocando um declínio acentuado da temperatura no Sul e Sudeste do país desde o início da semana. Na madrugada de ontem, os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram 5,6ºC na Estação Pico do Couto, no Rocio. Segundo o órgão, foi a temperatura mais baixa da Região Serrana.

    Esse frio todo há quase duas semanas do início do inverno está sendo provocado pelo avanço de três diferentes frentes frias, que se dissipam pelo continente sem dar tempo da temperatura subir novamente. E a temperatura vai continuar caindo. “As frentes frias que se estacionaram sobre o Sul e Sudeste do Brasil devem continuar derrubando as temperaturas pelo menos até a próxima semana”, disse a meteorologista do Climatempo, Josélia Pengorin.

    Para alguns petropolitanos, o frio é um vilão, mas para muita gente é a época de retirar do armário as roupas grossas e se caracterizar com um visual mais elegante. O administrador João Luiz de Souza é um deles. “Eu adoro o frio e acho que nessa estação as pessoas, principalmente mulheres, se vestem muito bem”, disse, alegando que esse pré-inverno está mais rigoroso do que nos anos anteriores. “De uns anos para cá a temperatura vinha subindo nos dias de outono, mas esse ano está diferente. Está fazendo frio demais, o outono está muito rigoroso”, completou. Para o meteorologista da Somar, Celso Oliveira, essa foi só a primeira das ondas de frio mais prolongadas. “Enquanto em 2015 eram registradas uma ou duas ondas de frio no mês, a previsão indica que no mesmo período em 2016 ocorram de três a quatro ondas”, explica, relembrando que as ondas previstas para os próximos meses deverão ser mais fortes que no último ano.

    A previsão do tempo para os próximos dias é surpreendente. Até pelo menos a terça-feira, a temperatura vai continuar caindo, podendo beirar os 3ºC no distrito de Itaipava, e 4ºC no Centro. No fim de semana o tempo fica instável, com chuva no sábado e possibilidade de sol no domingo.

    Últimas