• Site da Biblioteca Municipal já tem mais de 95 mil livros catalogados

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/02/2018 08:00

    Quase 95 mil livros do acervo de 150 mil volumes da Biblioteca Municipal Gabriela Mistral já estão catalogados também na internet. Agora, basta um clique que para descobrir, por exemplo, que obras raras, algumas até do século 18, podem ser encontradas no local. O próximo passo é disponibilizar, além do catálogo, obras raras completas.  

    No site bibliotecamunicipal.petropolis.rj.gov.br já é possível descobrir, por exemplo, que a biblioteca petropolitana tem em seu acervo o livro “Algumas reflexões sobre a philosophia de Farias Brito”, de Jackson de Figueiredo, do ano de 1916. 

    Segundo a gerente da biblioteca, Maria Luísa Rocha Melo, o site é um facilitador para que as pessoas identifiquem as obras que estão disponíveis não só na Biblioteca Central como também nas salas de cultura nos distritos, como as de Nogueira e de Pedro do Rio. Os títulos vêm sendo catalogados diariamente desde 1992. “É um trabalho que não para. Estamos atualizando o site constantemente. No portal, as pessoas têm todas as informações sobre o livro e sobre onde encontrá-lo para o empréstimo”, explica ela. 

    No caso das obras raras, a tecnologia também facilita os leitores e pesquisadores, já que a maioria não pode ser manuseada pelo público, como é a situação do livro de Jackson Figueiredo, pela importância da obra e porque ela ainda passa por um inventário. “Estamos começando agora esse processo de disponibilizar a obra completa na internet. Isso faz com que as pessoas conheçam as obras raras que temos no nosso acervo, mas que não podem ser manipuladas. É uma forma de disseminar a informação”, destaca Maria Luísa. 

    No site também estão catalogados artigos, jornais, vídeos e documentos. A biblioteca, que é considerada a terceira mais importante do estado, fica aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O espaço é administrado pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes e fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro. 


    Últimas