• Sinônimo da vaidade feminina, unhas exigem cuidados especiais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/12/2017 08:40

    O assunto é de interesse universal, afinal qual mulher não gosta de estar com as unhas das mãos sempre feitas e belas? Mas, além de ser sinônimo da vaidade feminina, as unhas também podem ajudar a detectar doenças e também requerem cuidados especiais para manter a saúde do corpo.

    Segundo a médica dermatologista, Cássia Coelho, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, entre as doenças que podem ser identificadas pelas unhas estão a anemia, doenças metabólicas, renal, hepática e carência de vitaminas. Portanto, ela diz que ao identificar sintomas como a descamação, quebra e alteração da cor, o médico deve ser procurado.

    Para quem não deixa de tirar cutícula e pintar as unhas, a especialista lembra também que é importante ter todo o material e nunca compartilhar alicates, pauzinho de madeira e lixas.

    “Compartilhar estes materiais podem gerar riscos maiores à saúde como de desenvolver onicomicoses, infecções e outras doenças como HIV e as hepatites B e C", explica a dermatologista.

    Apesar dos cuidados, Cássia afirma que é possível manter as unhas sempre saudáveis e com boa aparência. A dica da especialista é lavá-las e hidratá-las sempre e ter uma atenção especial ao retirar o esmalte, por exemplo.

    "É recomendado sempre utilizar removedores  no lugar da acetona para não deixá-las frágil. A unha fraca pode facilitar o desenvolvimento de micoses, descolamento e infecções secundárias", afirma.

    Últimas