• Síndrome alcoólica fetal é tema de seminário no Alcides Carneiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/11/2019 09:00

    O segundo seminário de prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal será realizado nesta terça-feira (26), em Petrópolis. O evento ocorrerá no Hospital Alcides Carneiro, no Pavilhão de Ensino, em Corrêas, das 9h às 13h. Na ocasião, o professor de medicina da UFRJ e diretor geral científico da Associação Brasileira de Álcool e Drogas, José Mauro Braz de Lima, ministrará uma palestra sobre o tema. No Brasil, nascem por ano cerca de 30 mil crianças portadoras da SAF que, apesar dos problemas causados, ainda é pouco conhecida.

    O seminário tem como principal objetivo mostrar o cenário dessa síndrome no país e alertar as pessoas, em especial as mulheres, sobre os riscos da ingestão de álcool durante a gravidez. Especialistas apontam que não existe dose segura. Isso porque ingerir bebidas alcoólicas neste período é extremamente nocivo aos bebês que podem nascer com má formação congênita neurológica, cardíaca e renal, podendo gerar danos no desenvolvimento dos órgãos, distúrbios comportamentais, dificuldade de aprendizagem, agressividade, irritabilidade.

    Dados da Coordenadoria Municipal de Políticas Sobre Drogas e do Caps AD, apontam que a síndrome afeta cerca de 450 crianças por ano em Petrópolis. Já o Ministério da Saúde (MS), mostra que, a cada hora, quatro crianças nascem com a SAF em todo o território nacional. 

    Normalmente, a síndrome só é diagnosticada quando a criança entra na idade escolar e começa a apresentar dificuldades no aprendizado. Vale ressaltar que não existe cura para a SAF, mas o tratamento pode incluir medicamentos para alguns sintomas e terapias comportamentais.  

    No dia 9 de setembro foi celebrado Dia Mundial de Prevenção à SAF. Em Petrópolis, uma ação de conscientização foi realizada na Praça Dom Pedro. As ações no município são previstas em lei nº 6.641/2009. 

     

    Últimas