• Setrac emite carteiras de trabalho em posto do Centro Administrativo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/10/2016 12:00

    Quem está tendo dificuldade para emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social na Delegacia Regional do Ministério do Trabalho (MTE) em Petrópolis pode também solicitar o documento na Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac), que fica no novo Centro Administrativo da prefeitura, na Avenida Barão do Rio Branco.

    No local, o atendimento é feito na hora e o documento demora até cinco dias úteis para chegar. Em média, a Setrac emite 60 carteiras de trabalho por mês, mas esse número pode ser bem maior, só depende da demanda. “A gente aqui não tem essa fila de espera. E aqui não existe agendamento. A pessoa chega e já informa todos os seus dados. Basta trazer os documentos necessários. A foto 3×4 é tirada aqui mesmo, pela nossa equipe. É tudo feito para facilitar cada vez mais a vida do trabalhador”, explicou Fernanda Ferreira, responsável pelo órgão. 

    A emissão de carteira de trabalho em Petrópolis sempre foi um problema a mais a ser enfrentado pelo trabalhador, devido à dificuldade de agendamento pelo Ministério do Trabalho. O que muita gente não sabe é que esse serviço de emissão já é feito há muito tempo pela Prefeitura. “A gente faz isso há muito tempo, desde que o Sine começou a enfrentar problemas devido ao governo do Estado, que deixou de pagar servidores e acabou prejudicando muito o funcionamento. Aí tivemos que correr atrás para conseguir fazer esse serviço, por eles. Quando isso começou a acontecer eu fui no Ministério do Trabalho e solicitei que todos esses serviços pudessem ser feitos por nós, pelo Setrac”, explicou Fernanda. Desde então, a chamada “Casa do Trabalhador”, da Prefeitura, realiza esse tipo de atendimento.

    Além da emissão de carteira de trabalho, a Setrac realiza também serviços com relação ao seguro-desemprego e também balcão de empregos. “Nós vimos muita gente ser prejudicada por não conseguir o seguro-desemprego. O Ministério do Trabalho daqui estava com uma demanda muito grande e a gente podendo fazer esse serviço acaba ajudando tanto eles quanto o trabalhador”, afirmou a secretária.

    Atualmente, o sistema da Setrac é integrado e a comunicação da emissão da carteira de trabalho é feita imediatamente ao balcão de empregos. Com isso, quem se encaixa no perfil profissional requisitado em determinada vaga que esteja disponível já pode ter a chance de emprego. “Tudo funciona em conjunto. Fazemos um trabalho completo. Nós buscamos currículos cadastrados para ver se eles se encaixam nos perfis das empresas e também buscamos nas empresas a abertura de vagas. Tem uma comunicação muito eficiente e integrada, tudo visando facilitar e beneficiar o trabalhador”, completou Fernanda.

    A Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania de Petrópolis é referência na região e atende também a população de outras cidades. “Tem muita gente que vem de Três Rios, Magé, Caxias e de outras cidades para cá, porque não consegue tirar carteira de trabalho ou resolver questões de seguro-desemprego lá”, concluiu a secretária. 

    A Setrac fica no Centro Administrativo Frei Moser, na Avenida Barão do Rio Branco, no bairro Retiro.


    Cadastro de currículo 

    Para cadastrar o currículo basta acessar o site da prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br, clicar no botão balcão de empregos e acessar o link do formulário. Depois disso é preciso preencher o formulário e finalizar, clicando no botão “cadastrar”.


    Emitir CTPS

    Para tirar a primeira via da carteira de trabalho basta ir até a Setrac portando CPF, identidade, certidão de nascimento e comprovante de residência, sendo todos esses originais. 


    Últimas