• Serra Serata tem opções para o almoço

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/09/2016 10:00

    Petrópolis está no ritmo das tarantelas italianas. A Serra Serata, a Festa Italiana de Petrópolis, que começou na última terça-feira, acontece durante o dia e à noite na Praça da Liberdade até domingo, dia 25. Entre música, comidas típicas, apresentações folclóricas e sessões públicas de cinema, a festa em homenagem aos colonizadores, que atraiu cerca de 50 mil pessoas em 2015, traz um resgate da herança histórica italiana ao petropolitano e atrativos a mais ao turista. Além das celebrações noturnas, o local tem servido de praça de alimentação na hora do almoço.

    Pizza, nhoque, spaghetti, fetuccine, pastel, vinhos, cervejas e cones de chocolate são algumas das delícias disponíveis aos visitantes da festa nas barraquinhas e carrocinhas instaladas por toda a praça. Entre as principais atrações da festa estão apresentações folclóricas, sessões públicas de cinema, contação de histórias, oficinas de máscaras de Veneza e também apresentações musicais e exposições do Museu de Artesanato do Estado e da Casa de Cultura Cocco Barçante.

    “Nós trabalhamos há muito tempo pelo sucesso da festa e agora estamos torcendo para que o tempo nos ajude”, disse a vice-presidente da Casa d'Itália, Maria Grazia Vescovini, enquanto o sol começava a dar os ares da graça novamente na hora do almoço de ontem. O dia da abertura, na terça-feira, infelizmente foi marcado por frio e a chuva, que acabaram afastando o público. 

    Em 2015, no período da festa, a cidade registrou turistas oriundos da França, Venezuela, Austrália, Estados Unidos e Itália. De acordo com a Fundação de Cultura e Turismo (FCTP), ainda houve registro de 31 grupos de turismo organizados para vir à festa cadastrados no Centro de Informação Turística (CIT) do Palácio de Cristal. Este ano, a expectativa é de repetir o mesmo público de 50 mil visitantes do ano passado.

    A Presidente da FCTP, Adriana Madeira Coutinho, destacou a importância da festa, que partiu de uma iniciativa da comunidade italiana em Petrópolis: “Quando a colônia requisita, temos prazer em abraçar as propostas e valorizar todas as culturas que influenciaram a formação do povo petropolitano”, disse.


    História da Festa

    A Serra Serata é promovida pela Prefeitura de Petrópolis, Fundação de Cultura e Turismo e Casa D’Italia Anita Garibaldi, em uma parceria que já existe há sete anos. Ela homenageia os colonos italianos que vieram trabalhar nas primeiras fábricas de Petrópolis e a valiosa contribuição dada por eles à formação da cidade. Segundo estimativas, um terço do povo petropolitano descende desses primeiros imigrantes.

    O novo nome – Serra Serata – foi escolhido por trazer a combinação entre as palavras serata, que em italiano remete de forma festiva a um período da noite, e serra, que constitui uma espécie de marca geográfica da identidade petropolitana.

     




    Últimas