• Seminário aborda tradições e cultura das religiões afro-brasileiras no Cascatinha

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/04/2019 12:00

    A Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino (OICD) – Escola de Iniciação nas Religiões Afro-brasileiras realiza, neste sábado (13), o primeiro Seminário Regional do ano em Petrópolis. O evento será realizado no Cascatinha a partir das 17h30. A participação é gratuita e os interessados podem se inscrever pelo e-mail contato@oicdpairivas.com.br. Os participantes receberão certificado.

    Criada em 1970, a OICD realiza anualmente diversos seminários em todo o país. Dessa vez o local escolhido para o início das atividades foi o Templo Caboclo Sr. Ogum 7 Escudos, no Cascatinha.

    “A tônica desses eventos é falar das nossas práticas de terreiro. Afinal, as religiões afro-brasileiras (RABs) constituem um estilo de vida para seus adeptos. Na verdade, vários estilos que compõem a diversidade tão rica e importante para as RABs. Tal estilo se manifesta nos vários setores, a saber: social, cultural, político e econômico”, acrescenta Mãe Maria Elise Rivas – Mestra Yamaracyê, Íyá Bê Ty Ogodô, dizendo que, desse modo, mães e pais de santo, sacerdotes e sacerdotisas das várias escolas de religiões afro-brasileiras pensam o mundo e de tais reflexões concretizam atitudes com relação às pessoas, ao ambiente e ao mundo sobrenatural.

    Este é justamente o enfoque da série dos Seminários Regionais: valorização da diversidade de tradições e cultura das religiões afro-brasileiras, ou seja, propiciar o diálogo entre os diferentes modos de vida na perspectiva das religiões afro-brasileiras. Diálogo esse que se dá sem desigualdade, pelo contrário, com isonomia.

    “Portanto, estendemos às autoridades religiosas das religiões afro-brasileiras, sacerdotes e sacerdotisas, o convite para o diálogo e contribuições. Todas as religiosidades afro-brasileiras constituem, cada uma, a seu modo e dentro de sua perspectiva, as defesas das suas tradições específicas e são essas tradições que sempre valorizamos. Nossa força está em reunir a diversidade afro-brasileira mantendo o respeito incondicional às diferenças e aproximando pelas afinidades”, deixa o convite Mãe Maria Elise Rivas – Mestra Yamaracyê.

    O endereço do Templo Caboclo Sr. Ogum 7 Escudos é Rua Bernardo de Vasconcelos, 113 B, no bairro Cascatinha. Mais informações podem ser consultadas pelo telefone (24) 2280-1388 ou pelo site.

    Últimas