• Semana Nacional do Trânsito começa com ações de conscientização no Centro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/09/2018 18:00

    A Semana Nacional de Trânsito, promovida pela CPTrans em parceria com o Setranspetro, e o Sest Senat, foi aberta nesta quarta-feira (19) com distribuição de panfletos sobre a importância da prevenção de acidentes no trânsito. A ação aconteceu na Praça D. Pedro, entre 10h e 16h e uma equipe da CPTrans abordou a população explicando os índices de acidentes e a urgente necessidade de mudança de comportamento. As atividades em torno da semana se estendem até a próxima terça-feira (25) em diversos pontos da cidade, com ápice no sábado, com a consulta pública que será realizada às 15h, na Fábrica da Bohemia. 

    Leia também: Levantamento da CPTrans mostra 35 mortes em acidentes de trânsito em 2017

    Leia também: Acidentes de trânsito representam 20% dos atendimentos dos bombeiros

    Leia também: Rua Paulo Barbosa campeã de acidentes

    As informações passadas são relativas ao anuário estatístico de acidentes de trânsito relativo a 2017. O documento, que pela primeira vez traz o número de vítimas de acidentes pós-cena, consolida dados sobre o aumento da frota, tipos de acidentes e perfil das vítimas. Também aponta os números totais de sinistros ocorridos na cidade no ano passado: 1.776 acidentes com 1.589 vítimas. Desse total, houve 35 vítimas fatais, sendo 17 em cena e 18 a caminho do hospital ou na unidade de saúde. 

    “Trazer à tona esses dados é uma forma de mostrar à população o quão importante é tratar este assunto. A Semana Nacional do Trânsito corrobora justamente isso com o tema ‘Nós Somos o Trânsito’, definida pelo Contran. Então nossas equipes estarão trabalhando ao longo desta semana com o intuito de esclarecer os dados relativos à cidade”, explica o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha.

    Leia também: Levantamento mostra que quase metade das vítimas de acidentes de trânsito são motociclistas

    A moradora do Centro, Ana Júlia Souza Moraes, 36 anos, elogiou a iniciativa. Ela lembrou que, aos 16 anos, sofreu um acidente de carro com a família. As sequelas só não foram maiores porque todos utilizavam o cinto de segurança quando o carro capotou. 

    “Meu pai dirigia em alta velocidade. Havia óleo na pista e, quando ele pisou no freio, o carro saiu de traseira e acabou capotando. Foi uma experiência aterrorizante e até hoje eu tenho a preocupação em utilizar o cinto de segurança e respeitar os limites de velocidade. Felizmente nada mais grave aconteceu, mas foi por pouco. Espero que as pessoas sejam conscientes, porque os números que vi aqui assustam”, contou Ana Júlia. 

    A distribuição do material nesta quinta-feira (20) acontece no Itamarati, próximo ao Terminal. No dia seguinte, no Terminal Bingen. Já na segunda-feira, o grupo volta para o Centro da cidade e, desta vez, fica posicionado próximo à Estação Rodoviária Imperatriz Leopoldina e, na terça, fechando a programação, o grupo distribuirá o material no distrito de Itaipava, em frente ao Parque de Exposições. 

    Prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Semana Nacional de Trânsito tem a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.
     

    Últimas