• Semana de Língua Alemã terá exposição de trajes de alemães

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/04/2019 16:08

    A importância da colonização alemã em Petrópolis será evidenciada durante a Semana da Língua Alemã, que será realizada pela primeira vez na Cidade Imperial entre os dias 5 e 14 de abril. E o melhor da iniciativa é que a Casa da Educação participará da programação com exposição especial de trajes alemãs, apresentação de danças e contação de histórias. Tudo organizado para os alunos da rede municipal de Educação possam também fazer parte da celebração.

    A abertura oficial do evento vai ocorrer no Palácio de Cristal, mas, na Casa da Educação, os alunos que participam dos cursos e oficinas, pais, responsáveis e visitantes poderão conferir, a partir de hoje (2/4), uma exposição de trajes germânicos. A visitação poderá ser feita das 8h às 18h. “A ideia é aproximar o público das escolas da rede municipal da história e costumes alemães. Nosso sonho é o de proporcionar o ensino da língua alemã nas escolas e essa programação especifica nos ajuda a mostrar para eles o quanto é rica essa cultura que está tão ligada as raízes petropolitanas. Também teremos apresentações de grupos de dança alemã e convidaremos os alunos para que participem desses grupos. É uma experiência riquíssima e sem custo”, afirmou Marcos Carneiro, do Segmento Germânico, um dos organizadores do evento.

    A programação também contará com oficina de contação de histórias. “As princesas da Bauer estarão na Casa e contarão histórias para os alunos da Casa. Tenho certeza que será um momento único para todos os participantes. Vamos perpetuar a história e integrar as crianças nesse contexto para elas também se sintam interessadas e continuem exaltando a nossa história”, contou Marcos.

    A intenção é de que pelo menos quatro grupos de dança participem das apresentações na Casa da Educação. A primeira já está marcada: ocorrerá no dia 10 de abril, às 15h. Uma programação com as datas e horários das contações de história também está sendo formulada pela coordenação da Casa da Educação. “Vale salientar que os visitantes também poderão prestigiar os eventos na Casa da Educação, bem como os alunos de outras escolas. Proporcionar momento lúdicos com os alunos envolvendo temas inerentes a história da nossa cidade é muito importante. Os jovens adoram”, disse a secretária de Educação, Marcia Palma.

    A programação da Língua Alemã também vai contar com atividades em outros locais como as Igrejas Luterana e do Sagrado. Na programação, que será toda gratuita, estão palestras, apresentação de grupos folclóricos e coral. Em todo país, a Semana vai contar com 550 eventos, partindo da ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países. A realização é das Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça – em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil. Em Petrópolis, o evento tem o apoio da prefeitura através de diversas secretarias.

    A Comissão Organizadora em Petrópolis é composta pela FECAB, o Clube 29 de junho, o Instituto Bingen, e a AGFAP.A Semana da Língua Alemã em todo país tem como objetivo oferecer ao público a oportunidade de conhecer a beleza e a diversidade do idioma alemão e despertar o interesse dos brasileiros. A programação completa pode ser conferida no site: www.semanadalinguaalema.com.br

    Últimas