• Semana da Ciência tem evento no LNCC

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/10/2018 17:00

    De 16 a 18 de outubro, o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) participa da 15ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que tem como tema Ciência para a Redução das Desigualdades.

    Em sua sede, em Petrópolis (RJ), o LNCC, colaboradores e parceiros oferecem, gratuitamente, uma extensa programação de palestras, oficinas, música, dança, exposições, planetário inflável, workshop, teatro, contação de história e visitas guiadas (Busão da Ciência).

    Veja também: Agenda Acadêmica da UFF Petrópolis acontece de 16 a 18 de outubro

    Nos três dias do evento, os visitantes podem conhecer o Sistema de Massagem Cardíaca, desenvolvido pelo Laboratório Ambientes Colaborativos e Multimídia Aplicada (ACiMA/LNCC) que é um sistema de treinamento para Ressuscitação Cardiopulmonar – procedimento realizado em manequins físicos que imitam o comportamento humano. O software, criado pelo LNCC, mede automaticamente, em tempo real, três parâmetros importantes para esse procedimento de reanimação (pressão exercida, frequência e ângulo de realização da massagem cardíaca). 

    Os visitantes também podem participar da oficina do Sistema de Acompanhamento Holístico de Atletas (SAHA), desenvolvido pelo Laboratório Extreme Data Lab (DEXL/LNCC) que tem por objetivo acompanhar atletas de alto rendimento e permite registrar e analisar as trajetórias metafóricas dos atletas de diferentes elementos, tais como batimento cardíaco, glicose, lactose e mesmo, a variação do estado psicológico do atleta. Nesta oficina, é possível realizar o teste de frequência cardíaca e comparar o seu rendimento com um atleta profissional. Atualmente, o SAHA está em utilização no Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

    Visitas agendadas também podem ser feitas ao Supercomputador Santos Dumont, com capacidade de mais de 1 quatrilhão de operações matemáticas por segundo, utilizado em mais de uma centena de projetos científicos e tecnológicos de diferentes áreas desenvolvidos por pesquisadores em todo o país.

    O “LNCC de Portas Abertas” é uma oportunidade para estudantes realizarem um bate-papo com os pesquisadores do LNCC. Eles falam de diferentes temas como "Ciência de redes e de dados" (Artur Ziviani), "Importância da Computação em Nuvem e as Possibilidades de Pós-Graduação" (Bruno Schulze), "Desvendando a Ciência pelos Dados" (Fábio Porto), “Pesquisas em Segurança e Privacidade” (Fábio Borges), “Desenho de Fármacos e Estruturas de Proteínas” (Laurent Dardenne), “Computadores e Matemática na Medicina” (Pablo Blanco), "As atividades de pesquisa e ensino do LNCC" (Abimael Loula) e “Do Bairro Castrioto ao Quitandinha: a trajetória de um petropolitano nato como pesquisador do LNCC" (Antonio Tadeu Gomes).

    Além de realizar o evento em sua sede, o LNCC participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no campus do Observatório Nacional (ON)/Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), na cidade do Rio de Janeiro, oferecendo palestra no dia 17 de outubro, às 10h, com a coordenadora-substituta da Pós-Graduação em Modelagem Computacional do LNCC, Sandra Malta, sobre “A Pós-Graduação em Modelagem Computacional do LNCC” e, no dia 19 de outubro, de 9h à 12h, a equipe do Laboratório de Bioinformática (Labinfo/LNCC) realiza a “Demonstração de "Extração do DNA do Morango” e, às 14h, a pesquisadora Carla Osthoff ministra palestra sobre “O Supercomputador Santos Dumont e os desafios da pesquisa em Computação Científica no Brasil”.


    Últimas